Não incomode animais marinhos encontrados na beira da praia


Tem sido comum o surgimento de animais marinhos na orla de Balneário Arroio do Silva (SC) nesse período. Recentemente, três animais foram encontrados na beira da praia, sendo dois lobos-marinhos e um leão-marinho.

Os animais foram encontrados por moradores, que comunicaram a prefeitura. O Departamento Municipal de Meio Ambiente informou os órgãos responsáveis, como a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Baleia Franca, e percorreu a orla para acompanhar o estado de saúde dos animais, com o auxílio do médico veterinário Márcio Brunelli e apoio da Vigilância Sanitária, através do fiscal Alexandre Pacheco.

“O lobo-marinho nada 2,5 quilômetros e geralmente descansa para recuperar as energias. É comum ele ficar horas e até dias na areia. A orientação é manter distância e não jogar água nos animais. Sabemos que as pessoas são bem intencionadas, mas é preciso ter esses cuidados. Os órgãos responsáveis já foram avisados sobre os três animais que estão no nosso litoral”, frisou o diretor de Meio Ambiente, Everson Inocêncio.

A visita dos animais marinhos no litoral catarinense é comum no inverno e na primavera. “Desde já, agradecemos à comunidade que se preocupa e cuida dos animais e do meio ambiente”, registrou Inocêncio.

Ao encontrar animais marinhos, a comunidade pode comunicar os órgãos responsáveis pelo meio ambiente: Polícia Militar Ambiental, Instituto Baleia Franca e Departamento Municipal de Meio Ambiente - este fica localizado na prefeitura e o telefone para contato é (48) 3526-1445 [o telefone é para o Balneário Arroio do Silva; para ocorrências em outras cidades, contatar os respectivos órgãos ambientais locais - cheque o site de sua prefeitura]. A orientação também é não mexer no animal, deixando-o descansar.

Fonte: DN Sul 

Foto: Prefeitura de Balneário Arroio do Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário