Kopenhagen associa gato a chumbinho e causa revolta


Uma campanha publicitária da empresa especializada em chocolates Kopenhagen tem gerado revolta nas redes sociais. A palavra 'chumbinho' faz referência direta às munições utilizadas em espingardas de caça e também a um veneno para matar ratos que é proibido no Brasil. O veneno em questão também é amplamente utilizado por criminosos para matar gatos e cachorros em todo o País, apesar de sua venda ser proibida.

Em nota, a Kopenhagen se defendeu com relação ao nome do produto Chumbinho, que são bolinhas de chocolate: “O Chumbinho é um ícone da marca, com mais de 50 anos de história e sucesso em vendas. O nome foi inspirado em seu próprio formato, bolinhas redondas e pesadas, típicas de um brinquedo infantil da época. Esse nome tradicional e tão inspirado na infância de nossos consumidores atrai uma legião de fãs de todas as idades pelo Brasil. Ressaltamos que o produto não tem associação alguma com o veneno em questão e é devidamente registrado e liberado pelos órgãos responsáveis”.

Até aqui, poderia apenas ser uma questão de interpretação, um caso de campanha publicitária mal feita. Mas uma foto de uma propaganda física da empresa reacendeu a revolta dos ativistas pelos direitos dos animais.

Na imagem, aparece um gato, da embalagem de outro produto da   Kopenhagen - Língua de Gato -, ao lado de uma caixa do produto de chocolate Chumbinho e a frase “Eu acho que lambi um chumbinho”. Dentro do contexto brasileiro, no qual milhões de gatos são mortos pelo veneno chumbinho, soa como uma ofensa.

Como resultado da campanha de extremo mau gosto, a página da Kopenhagen no Facebook está recebendo uma chuva de avaliações negativas e comentários de repúdio à campanha publicitária e ao próprio produto.

A empresa emitiu a seguinte nota sobre o caso:

SOBRE UMA DE NOSSAS VITRINES

Gostaríamos de informar que uma placa que estava presente em uma de nossas lojas foi retirada. A mensagem não condiz com nenhuma campanha atual da marca e muito menos que a Kopenhagen endossa maus-tratos a animais.

Reforçamos o nosso compromisso com o respeito à integridade dos seres humanos e dos animais. Nossos produtos são reconhecidos pela sua tradição e qualidade de 90 anos. O bem-estar animal é assunto sério e merece toda a nossa atenção.

Essa foi uma ação isolada, desalinhada com os nossos valores. Ficaremos atentos para evitar que qualquer situação similar volte a acontecer no futuro. Obrigado.

Fonte: Vista-se 


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. E a nota emitida pela Kopenhagen parece outra piada de mau gosto. "Compromisso com o respeito à integridade dos seres humanos e dos animais"? Eles vivem da exploração de vacas, que passam toda uma existência presas e sendo inseminadas artificialmente para parirem bezerros sem parar, bezerros que são arrancados de suas mães ainda filhotes para que o leite que é para eles vá para os humanos. As bezerras, quando adultas, têm o mesmo destino que as mães. Os bezerros vão para a indústria de vitela. A expectativa de vida de uma vaca em condições normais é de 30 anos. Na indústria do leite, elas vivem até os cinco anos, presas, exploradas, parindo e sendo separadas de seus filhos ao nascer. E sendo então enviadas ao matadouro para virar carne. Isso sem falar que o leite de vaca, ao contrário do que a indústria prega, é extremamente prejudicial ao organismo humano. Leite da vaca é para o bezerro, leite humano é para os humanos, leite da cadela é para os cachorros, e por aí vai, não é difícil de entender. Se eles realmente tivessem "compromisso com o respeito à integridade dos seres humanos e dos animais", fariam seus chocolates todos à base de leite vegetal, alfarroba ou cacau puro. Leia aqui várias matérias sobre a indústria do leite.

2. Quanto a mortes de gatos e cachorros por envenenamento por chumbinho, lembramos que não são somente os animais que não têm um lar que são vítimas desse e outros tipos de crueldade. Há também gatos e cães cujos tutores permitem que saiam na rua para dar suas "voltinhas". Cachorros só devem passear acompanhados de humanos, e sempre na guia. Já os gatos devem ser mantidos seguros dentro de casa, com as janelas todas teladas. Leia mais aqui sobre criação indoor (dentro de casa) de gatos. 

Gatos e cachorros que têm um lar e um tutor, mas também têm livre acesso à rua, estão expostos a envenenamento por chumbinho e outros produtos, além de diversos outros tipos de violência, acidentes e contágio de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário