Um terço das mortes prematuras poderia ser evitado se todos abandonassem a carne


Cientistas de Harvard calcularam o efeito na mortalidade se todos adotassem uma dieta vegetariana. 

Dr. Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição da Escola de Medicina de Harvard, disse durante a Quarta Conferência Internacional do Vaticano que os benefícios de uma dieta baseada em vegetais têm sido subestimados: “Foram feitos cálculos sobre a adoção de uma dieta saudável baseada em vegetais e estima-se que um terço das mortes prematuras poderiam ser evitadas”.

“Quando começamos a olhar para isso, vemos que a dieta saudável está relacionada a um risco menor de quase tudo o que observamos. Talvez não seja surpreendente, pois tudo no corpo está conectado”, completou ele.

O britânico David Jenkins, da Universidade de Toronto, que é considerado responsável pelo desenvolvimento do índice glicêmico, que explica como os carboidratos causam impacto no açúcar do sangue, também disse na conferência que os benefícios do vegetarianismo foram "subvalorizados".

Ele disse que os humanos se sairiam melhor seguindo uma dieta "simiana", semelhante aos gorilas das planícies que comem caules, folhas e frutas, em vez de uma dieta "paleo" ou do homem das cavernas, que corta carboidratos, mas permite carne.

Cerca de 17,5 milhões de pessoas recebem estatinas para evitar doenças cardíacas, o que equivale à maioria dos homens com mais de 60 anos e das mulheres com mais de 65 anos. Mas muitos se queixam de efeitos colaterais e param de tomar. No entanto, segundo Dr. Jenkins, as pessoas têm uma escolha: mudar a dieta ou tomar uma estatina. Droga ou dieta. 

O presidente do Comitê de Médicos por uma Medicina Responsável, Dr. Neal Barnardtambém disse que as pessoas precisam despertar para os benefícios do vegetarianismo e do veganismo para a saúde.

“Uma dieta vegana com baixo teor de gordura é melhor do que qualquer outra que já vi para melhorar o diabetes. Para as doenças inflamatórias como a artrite reumatoide, também vemos um tremendo potencial. Em parte pelo que estamos evitando, mas também pelas coisas mágicas que estão nos vegetais e frutas”, disse Dr. Barnard.

Fonte: Médicos Vegetarianos (via The Telegraph)

Nenhum comentário:

Postar um comentário