O motivo, assim como o comportamento, é semelhante a vários felinos, mesmo os leões africanos. Especialista em felinos não apenas domésticos, mas também selvagens, Leigh Pitsko afirma que a língua dos felinos, gatos domésticos inclusive, funciona como uma lixa que "penteia" o pelo do animal, ao mesmo tempo que retira certas impurezas.
Além disso, o ato de passar a língua no próprio pelo ajuda a espalhar o óleo naturalmente produzido pelo gato, com o propósito de "impermeabilizar" o corpo, retendo o calor no inverno. Por outro lado, no verão, o mesmo ato serve para arrefecer o corpo, que esfria com a saliva – algo necessário, já que os gatos suam pelas patas.
Além do processo de "limpeza", os gatos passam a língua no próprio pelo para se manterem confortáveis em certos cenários, mas há também um fator social: é dessa forma que os bichanos mostram afeto, seja uns com os outros, seja com seus tutores.
Em suma, o ato de lamber o pelo é algo natural e positivo, contudo, em certos casos, também pode indicar estresse - por exemplo, quando o gato percebe que vai ao veterinário e repete constantemente o ato.
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto: iStock
Nenhum comentário:
Postar um comentário