Aprenda a correr com o seu cachorro


Atividade física faz bem tanto para o tutor quanto para o cachorro, mas é preciso tomar alguns cuidados, pois cada animal se comporta de maneira diferente. Por exemplo, antes de começar a correr, é preciso verificar se todas as vacinas então em dia e qual quilometragem é indicada. 

“Atuando ao longo de 15 anos na área de acupuntura veterinária, percebemos que muitos cães acabam adoecendo ou desenvolvendo lesões severas por falta de informação dos tutores. A maioria dos animais chega ao consultório somente quando já apresenta um quadro patológico que poderia ter sido evitado por uma série de precauções simples tomadas antes, durante e depois da rotina de treinos”, alerta a veterinária Rika Yamane. 

A veterinária Alessandra Silvério acrescenta que a prática regular de atividade física traz benefícios à saúde do cão, como o controle do sobrepeso e do estresse. “Existem atitudes simples, atividades agradáveis, hábitos e cuidados que melhoram a saúde do cachorro e a qualidade do relacionamento com a família, prolongando a vida ativa e feliz do cão”, ressalta. 

Confira abaixo uma entrevista com Alessandra.

Antes de iniciar uma corrida com seu melhor amigo, o que deve ser feito? 

O ideal é caminhar um pouco para aquecer a musculatura e as articulações e até alongar, oferecendo petiscos para alongar pescoço, coluna e membros.

Quais os principais benefícios para o animal na prática da corrida com seu tutor? 

Melhora da capacidade respiratória e circulatória, prevenção contra a obesidade e as doenças consequentes, fortalecimento da musculatura, gasto de energia e maior calma em casa.

Quantas vezes por semana é possível levar o cachorro para correr? 

Depende do cachorro. Nem todos os cães nasceram para correr, enquanto outros precisam correr e gastar energia diariamente. O ideal é procurar um veterinário para orientar, examinar e dizer se o cachorro está apto. Se o animal estiver com um bom condicionamento físico, pode correr todos os dias.

Fonte: Estadão 

Foto: Reprodução


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

E nós reforçamos a importância da atividade física para os animais, tanto para sua saúde física quanto mental. Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário