Por que alguns cachorros deitam de barriga para cima quando estão assustados?

"Eu fiz xixi na árvore de Natal do vizinho!" 
(Foto: Life with Dogs)


Você já percebeu que alguns cães estão em posição normal e imediatamente se deitam com a barriga para cima quando estão assustados, se sentindo ameaçados ou sendo acusados?

Repare que muitos cachorros ficam de barriga para cima quando aprontam alguma e seus tutores começam a falar em um tom mais autoritário, perguntando o motivo e como o animal conseguiu fazer aquela bagunça ou coisa errada.

Se você pensou que essa é a forma que eles encontraram para se livrar de uma briga ou castigo, acertou!

De acordo com a veterinária comportamental Dra. Karen Sueda, essa reação dos cães é um sinal clássico e normal de submissão ou apaziguamento.

Ainda de acordo com estudiosos do comportamento animal, quando um cachorro se coloca na posição de mostrar barriga e pescoço em situações como as que já comentamos, de se sentirem ameaçados, acusados ou confrontados, significa que ele está expressando uma característica ancestral enraizada no comportamento dos lobos, que adotavam esse comportamento para mostrar respeito e consideração aos animais considerados alfa da matilha.

Segundo pesquisadores, esse comportamento ajudou os lobos a evitar combates e até mortes. “O traço foi mantido através da evolução, bem como a domesticação”, afirma Dra. Karen, explicando que essa conduta não é necessariamente um sinal de fraqueza, mas sim de que o animal sabe se comunicar muito bem e é capaz de transmitir via linguagem corporal que não há necessidade de uma briga.

Porém quando esse comportamento se torna muito frequente e acontece em situações específicas, em que não existe a necessidade, como quando você está varrendo a casa ou passando o aspirador de pó, pode indicar que o cachorro tem algum medo excessivo, alguma fobia.

Não force o animal a conviver com o objeto que lhe causa medo e dê espaço ao cão. De acordo com a Dra. Karen, é importante evitar fazer qualquer coisa que possa piorar o medo.

Nesses casos, o ideal é consultar um médico veterinário e um adestrador para saber como fazer para ajudar o animal a melhorar a ansiedade e perder o medo daquele objeto específico.

Fonte: Portal do Dog (via Vetstreet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário