Gordura vegetal é melhor que a animal, diz a ciência


É um dos componentes sobre os quais se deve ter mais atenção quando se fala de uma alimentação saudável, mas é inegável que a gordura seja essencial a qualquer rotina alimentar equilibrada, desde que bem escolhida.

Segundo um recente estudo citado pela revista Time, a regra é simples: a gordura vegetal monoinsaturada é melhor que a animal, como é o caso do azeite, óleo de abacate ou de amendoim, que se associam a menor risco de doenças cardíacas em 16%.

Já as gorduras monoinsaturadas de origem animal, como as encontradas em carnes e ovos, se associam a um risco contrário de 21%, aponta a pesquisa.

Ainda que da investigação não se possa concluir o porquê dessa causa e efeito, os investigadores sugerem a associação direta a outros componentes presentes em cada alimento, já que a gordura de origem vegetal surge essencialmente em vitaminas e outros nutrientes benéficos para a saúde do coração.

Os dados foram comprovados com uma experiência feita em quase 100 mil adultos, cuja alimentação foi seguida por 22 anos através de questionários feitos de quatro em quatro anos.


Foto: iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário