Fotógrafa de natureza registra diversidade do Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Topetinho-vermelho foi clicado no Parque Nacional do Itatiaia


As pessoas aderem à fotografia de natureza pelas mais diversas razões: algumas se animam com o apreço pelas espécies, outras pela aventura em se embrenhar na mata. Para a estudante de turismo Karoline Dutra, os registros de natureza começaram em um curso de fotografia básica. “Desde o ano passado, comecei a fotografar a fauna e flora da região, na companhia de amigos que amam a fotografia de natureza. Daí fui me aprimorando e me fascinando com esse universo.”

Moradora de Itatiaia (RJ), Karoline aproveita a riqueza natural da região, rica em mata atlântica, e fotografa no Parque Nacional do Itatiaia, assim como em outros municípios próximos. “Visito cidades que são fortes no ecoturismo, como Serrinha do Alambari, Capelinha, Visconde de Mauá e Maringá. Em resumo, é um pedaço da grandiosa Serra da Mantiqueira”, conta a estudante, que durante os cursos de fotografia criou um projeto de educação ambiental. “Eu e meu amigo Jorge Moreira criamos um seminário fotográfico com as riquezas preservadas em 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia.”

Os cliques semanais ultrapassam o simples prazer de fotografar, já que Karoline usa os registros de natureza para conscientizar e disseminar a importância da preservação: “Através da fotografia, posso mostrar toda a beleza natural que nos circunda, e eu acredito que a contemplação e a admiração desenvolvam o desejo de preservar”.

Membro de um site interativo de observadores de aves, que tem como objetivo a promoção da atividade no País, a fotógrafa de natureza não determina uma espécie predileta, mas admira os registros de aves e primatas, com destaque para o clique de um muriqui-do-norte. “Foi meu primeiro contato com animais selvagens atrás das lentes. Pude contemplar mais de perto toda a beleza desses primatas, experiência incrível que alavancou aventuras e emoções proporcionadas pela fotografia.”

Muriqui-do-norte foi a primeira espécie registrada pela fotógrafa



O beija-flor-preto ocorre da Paraíba ao Rio Grande do Sul



A capivara é o maior roedor vegetariano do mundo



O louva-a-deus controla as pragas dos jardins



Fonte: G1  

Fotos: Karoline Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário