Chocolate é prejudicial aos cães e pode até levar à morte, diz veterinária


Com a chegada da Páscoa, o que não pode faltar é o chocolate. O doce é irresistível, tanto para os humanos quanto para os animais. Porém, apesar de parecer inofensivo, a veterinária Juliana Sonoda, de Itapetininga (SP), explica que o chocolate possui uma substância que pode intoxicar os cães e levá-los à morte.

“O chocolate possui a teobromina, que para nós não faz mal, porém, para os animais, principalmente cães, essa substância é tóxica, o que nos casos mais graves, pode causar a morte.” Segundo a veterinária, o primeiro sinal de intoxicação por causa do chocolate é o vômito, contudo, cada animal reage de uma maneira (confira os sintomas abaixo).

“Tudo depende da quantidade de chocolate que o animal consumir. Mas ele pode apenas vomitar, como ter uma úlcera ou, nos casos mais graves, até morrer. O importante é não dar chocolate a eles”, afirma Juliana.

Ainda segundo Juliana, quanto maior for a concentração de cacau no chocolate, mais tóxico ele será aos animais. Ou seja, o chocolate amargo é ainda mais perigoso para eles, mas isso não significa que o branco não irá intoxicar os bichos.

“Para evitar esses casos de intoxicação por causa da teobromina, foi desenvolvido um chocolate para cães. Ele é muito parecido com o chocolate que consumimos, porém, não tem essa substância prejudicial a eles”, conta a veterinária.

Principais sintomas de uma intoxicação por teobromina

Excitação

Aumento da pressão

Arritmia cardíaca

Tremores

Vômito

Diarreia

Incontinência urinária

Aumento da temperatura corpórea

Convulsões que podem levar à morte

Fonte: G1 

Foto: Skeeze / Pixabay


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. E lembramos sempre que o leite de vaca, além de ser produto da cruel exploração e sofrimento de animais (saiba aqui), faz mal também para a saúde humana (leia aqui).

Mas você não precisa deixar de comer chocolate nem qualquer doce por isso. Hoje em dia, existem inúmeras opções de chocolates à base de cacau ou alfarroba, o leite não precisa estar presente.

E o mercado vegano, de produtos sem nada de origem animal, está crescendo em todo o mundo (40% ao ano no Brasil). E com a produção de doces e chocolates não é diferente. Veja aqui apenas um exemplo, referente à Páscoa. 

2. E, sobre outra questão relativa à Páscoa, lembramos mais uma vez que animais não são brinquedos. Não presenteie nenhuma criança com coelhos, a não ser que você tenha plena certeza de que aquele animal será bem cuidado até o final natural de sua vida, e não descartado semanas após a Páscoa. Leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário