Libertar os animais é um dever humano, afirma professora


Por Maria de Nazareth Agra Hassen

A maior parte desses necessários processos civilizatórios ainda está em curso: a extensão de direitos às mulheres, a proteção a crianças e idosos, o reconhecimento das diferentes expressões da sexualidade humana, a inclusão de pessoas com deficiência e a compensação a vítimas de racismo. Porém o mais lento dos avanços na moralidade parece ser o reconhecimento dos animais como detentores de direitos. Assim como em outros casos, apresentam-se contra esse progresso moral: o lucro, obtusas tradições, comodismo, pouca empatia, a arrogância da supremacia, os limites no pensamento. Não melhoraremos como civilização enquanto não vencermos mais essa barreira ética, isto é, enquanto seguirmos concebendo animais como coisas, objetos, propriedade, mercadoria.

Em toda terra, animais são desprezados e mortos, quando não subjugados, torturados, roubados em sua dignidade, levados desde o nascimento a uma existência que nega sua natureza. A exploração dos animais não humanos pelos humanos se dá nas fazendas, na indústria do vestuário, em zoos, rodeios e outros tipos de diversão, nos laboratórios e no ensino, nas casas e nas ruas. A paralisia moral vai ao ponto de acharmos que animais podem morrer para agradar nosso paladar, desconsiderando que nossa saúde independe da ingesta de seus cadáveres ou de produtos derivados de seus corpos.

Felizmente, paralelas à tecnologia da exploração, crescem as sensibilidades à causa animal. Seguindo, em alguns posicionamentos, ideias já defendidas ao tempo de Pitágoras, foi nas últimas décadas que se adensou a massa crítica em torno dos direitos animais. O avanço no campo da moral depende não só de sensibilidade e empatia, mas também da capacidade de pensar nos domínios da ética, o que exige rigor conceitual e condições de inferir logicamente, além, é claro, da coragem de romper a norma.

Os seres vivos são classificados pelo seu interesse em continuar a existir e sua capacidade de sentir dor, a senciência, em razão da qual devem ter reconhecidos seus direitos a uma vida plena. A noção de direitos animais é incompatível com qualquer uso, mesmo quando tal uso causa menos dor ou dor alguma. A quem entende que a ausência de dor e desconforto legitima a posse e a exploração, cabe perguntar se aceitaria ser escravo se bem tratado, se desprezaria o fato de não poder ficar com seu grupo familiar, de não decidir quase nada do seu tempo, se bastaria não ser chicoteado. Não ser escravo é desejo e direito de todos os seres sencientes. Não sendo meios para fins humanos, eles devem ter garantido seu direito à vida e à satisfação de necessidades individuais e sociais. Apenas no interesse dos próprios animais é que, em alguns casos, a exemplo dos animais domesticados, cabe sua tutela visando à proteção*.

Se não queremos cometer diariamente injustiças com seres inocentes, resta-nos o caminho de repensar e alterar práticas, tendo como horizonte o fato de que cultura alguma é imutável; todas são, a seu modo, dinâmicas. É certo que o raciocínio ético se situa na base da mudança, mas de fato não é uma mudança fácil: é preciso ser verdadeiramente aguerrido e bravo para lutar pela liberdade alheia.

Fonte: Zero Hora  

Foto: Dreamstime


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Leia também: Além do carnismo  

*2. Lembramos que tal tutela significa guarda responsável, que inclui fornecer alimento de qualidade e água limpa, não manter o animal preso a corrente ou corda, levar ao veterinário periodicamente e sempre em caso de suspeita de qualquer doença ou outro mal, dar carinho, levar cães para passear no mínimo três vezes por dia (na guia) e não permitir acesso de gatos à rua, telando-se todas as janelas da casa ou apartamento (gatos, ao contrário de cães, devem sair de casa apenas por motivos maiores como ida ao veterinário, viagem ou mudança, e sempre dentro da caixa de transporte). 

Outro ponto muito importante é proporcionar ao animal o máximo de possibilidades de exercer seu comportamento natural, o que é essencial para sua saúde física e mental. Saiba mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário