Homem abandona cachorro e é pego em flagrante em cidade de Santa Catarina


Um cão foi abandonado, na última quarta-feira (3/1/2018), no bairro Bela Vista, em Gaspar (SC). A atitude, que não é rara, teve um desfecho diferente do que normalmente ocorre. Com a ajuda de populares, o motorista Argeu Rodrigues França, responsável pelo crime, foi conduzido à delegacia por maus-tratos aos animais.

“Ele parou o carro, largou o cachorro e foi embora. Nós fomos atrás dele e cercamos o veículo. Eu tirei a chave da ignição para ele não fugir e acionei a Polícia Militar. Enquanto isso o cachorrinho foi correndo atrás do carro procurando o tutor”, conta o morador Maicon Rogério Deparis.

França foi liberado em seguida e intimado a comparecer em uma audiência no fórum de Gaspar em 18 de junho [2018], quando o juiz decidirá a pena. A Lei 9.605/98 prevê detenção de três meses a um ano e multa.

Questionado sobre o crime, ele confessou que abandonou o animal de estimação: “Eu estava há três meses com o cachorro. Comprei corrente, cabo de aço, amarrei ele*. Daí minha mulher não quis mais e mandou eu deixar ali”.

O cachorro voltou aos cuidados do tutor que o abandonou. França ficará como fiel depositário do cão até que ele seja adotado por uma família responsável.

No mesmo dia e local, os moradores da rua Florianópolis, onde o cachorro foi abandonado, também encontraram quatro cães recém-nascidos jogados em um matagal. Por enquanto, ninguém sabe quem teria abandonado os filhotes.


Foto: Danubia de Souza


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Manter animal acorrentado ou amarrado também é crime de maus-tratos. Esperamos que a proteção animal de Gaspar fique de olho nesse casal criminoso, e que o cão seja adotado o mais rápido possível por uma família responsável e amorosa. 

2. Saiba aqui como denunciar maus-tratos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário