Já foi comprovado que o convívio entre cães e crianças é extremamente positivo para os dois lados, e conviver com um cãozinho ajuda muito os pequenos a desenvolver empatia. Incluir a criança nos cuidados com o cão da família também a ajuda a desenvolver um maior senso de responsabilidade.
Então, se por todos esses ótimos motivos, você quer inserir seu filho nos cuidados com o cão, nós te ajudamos a desenvolver a melhor forma de fazer isso, afinal, é claro, o cão ainda é responsabilidade do adulto, mesmo sendo um grande aliado na construção de caráter dos pequenos.
Existe idade certa?
Ainda que você esteja louco para incluir seu filho nessa rotina maravilhosa que é ter um amigo canino, é preciso ter cuidado, pois cada passo deve ser dado quando a criança tiver idade para entender o aprendizado que você quer passar para ela. É muito relativo definir uma idade certa, mas quanto mais cedo, melhor, sempre analisando as condições de cada criança.
Crianças de zero a três anos de idade não vão entender muita coisa, e também não têm condições físicas de realizar grandes tarefas - o que você pode fazer nessa faixa etária é colocar o pequeno para jogar a bolinha ou dar um petisco para o cachorro. A criança nessa idade aprende com a diversão e começa a criar um vínculo com o animal.
A partir dos dois anos, a criança está mais propensa a desenvolver senso de empatia e respeito - é nessa idade que você explica que puxar o pelo do cão machuca, que ele também chora, que sente fome, frio e tudo mais, assim como nós. E também que não se pode abandonar o cachorro, seja qual for o motivo, pois nada justifica o abandono. Foi constatado que a maioria das crianças dessa idade que convive com cães aprende a não ser egoísta e gosta de dividir as coisas com o cão.
A partir dos sete anos é uma boa idade para incluir as crianças de fato nas atividades de responsabilidade, pois elas já entendem o que são as tarefas que devem ser feitas e aprendem a desenvolver responsabilidade.
Quais tarefas dar para a criança?
É ótimo que o cão respeite todos da casa, então encarregue seu filho de reforçar os comandos do cão; o ideal é que você já tenha ensinado-os ao animal e seu filho tenha a tarefa de continuar ensinando. Lavar as vasilhas de água e ração também é uma boa atividade.
Colocar a ração na hora certa – desde que você tenha um medidor para a criança não errar a porção – e recolher o tapete higiênico sujo (aqui, o uso de luvas é indispensável) também são boas atividades.
Permitir que a criança passeie com o cão não é muito recomendado, mas se você tem um cão de pequeno porte ou muito obediente e tranquilo, quando a criança tiver 10 anos já é uma boa atividade; além de criar senso de responsabilidade, a criança aumenta o vínculo com o cão e o senso de respeito.
É necessário ensinar com muita calma e atenção todas as atividades para a criança e supervisionar para que tudo esteja correndo direitinho.
Respeitando o espaço público
Além de entender que o outro precisa de respeito assim como ela, a criança pode aprender a respeitar o ambiente público e ter noções de educação ambiental. Quando você passeia com seu filho e o cão e recolhe as fezes do cachorro, é uma ótima oportunidade para ensinar a criança que o lixo deve ser jogado no lixo.
Economia
Levar as crianças na hora de fazer as compras para o cão também cria uma oportunidade para ensinar sobre responsabilidade financeira para seus filhos. Por volta dos oito a 10 anos, a criança já consegue entender o que o dinheiro significa, e o cão, sendo um dos assuntos que a interessam, pode te ajudar a ensinar lições financeiras.
Morte
Muitos pais relutam em explicar a morte para os filhos. Lidar com a morte do cão da família é algo doloroso para a família toda, e usar esse momento para ensinar a criança a entender o ciclo da vida pode ajudá-la a se tornar um adulto mais saudável emocionalmente.
Conclusão
Cães e crianças são uma combinação maravilhosa. Os cães ajudam a desenvolver as habilidades sociais e entendimento sobre responsabilidade e empatia, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças.
O principal aqui é lembrar que o responsável pelo cão é você e que a criança está aprendendo com as tarefas que lhe forem dadas. É importante estar sempre atento para continuar proporcionando uma vida tranquila e equilibrada para o seu cão.
Fonte: R7
Fotos: Web Cachorros
Nenhum comentário:
Postar um comentário