Observação de aves incentiva registro da natureza e mudança no estilo de vida

Tucanuçu constrói ninho em buraco ou fenda nas árvores


A natureza já foi motivo para você escolher mudar de vida? Para o técnico em equipamentos odontológicos Rui Amires Martino, o contato com os pássaros e o registro das espécies serviu de incentivo.

A observação de aves já era uma prática comum de Martino, que acompanhava da varanda a construção dos ninhos e o desenvolvimento das espécies. Neste ano, porém, o observador se tornou também fotógrafo da fauna e flora. “Há nove meses, me mudei para um ambiente muito mais próximo da natureza. Mesmo sabendo que teria mais chances de ver muitos pássaros, não imaginava que seriam tantos”, diz.

Em menos de cinco meses na prática da fotografia, Martino acumulou cerca de 500 cliques de aves. “Todos os dias eu vou para o pomar e faço os registros, coisa que antes fazia só no final da tarde, depois do expediente. Por meio da observação, pude descobrir algumas particularidades das espécies, como horário de alimentação e fruta preferida.”

Canários-da-terra são clicados se alimentando próximo à residência


Interessadas no hibisco e no pomar, com mais de 100 variedades de frutas, cerca de 30 espécies diferentes visitam a chácara diariamente. De acordo com Martino, as flores de hibisco atraem muitas maritacas-de-cabeça-preta e tucanos, aves que foram registradas em pleno voo e ganham destaque no acervo. “Clicar a sequência do voo do tucanuçu foi muito marcante. Sinto que a fotografia me conecta às espécies”, completa.

Segundo Martino, os cliques permitem que outras pessoas mantenham o contato com a natureza, além de conhecerem as espécies brasileiras. Confira abaixo mais registros do fotógrafo de natureza

Jandaia-de-testa-vermelha mede cerca de 30 centímetros de comprimento


Maria-cavaleira emite canto com assovios curtos, ascendentes e repetidos


Jacuaçu vive aos pares ou em grupos de 10 aves


Maracanã-verdadeira é também conhecida por arara-pequena ou ararinha


Clique de tiziu jovem compõe o acervo de Rui Martino


Pica-paus-brancos são clicados pelo fotógrafo de natureza


Flagrante registra o hábito dos tucanuçus, que vivem aos pares ou em grupos



Fonte: G1

Fotos: Rui Amires Martino


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

E é exatamente assim que pássaros devem ser vistos e admirados: livres na natureza, e nunca em gaiolas. O mesmo vale para todos os outros animais que seres humanos capturam e aprisionam em jaulas de zoológicos, aquários e outras atrações exploratórias e cruéis, com o propósito de cobrar ingresso e lucrar em cima do sofrimento de criaturas inocentes. Leia aqui matérias a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário