A maior fabricante de laticínios da América fechou recentemente mais uma fábrica porque as vendas estão muito ruins


Adeus, laticínios! A Dean Foods, maior companhia de laticínios dos Estados Unidos, está fechando mais uma de suas fábricas, a PET Dairy, em Richmond, Virginia, porque as vendas estão muito ruins, de acordo com o jornal Dairy Reporter.

A PET Dairy tem operado por mais de 80 anos com fábricas de laticínios em diversos estados norte-americanos, produzindo uma gama de laticínios, mas os consumidores obviamente não querem mais saber nem mesmo das mais elaboradas variedades, considerando que esse não é o primeiro fechamento de uma fábrica de laticínios da PET. Esse último fechamento segue outros, incluindo o fechamento de uma fábrica de Wisconsin em 2015, uma de Indiana no mesmo ano e o fechamento de laticínios do Brown localizado em Louisiana, em 2016.

Essa notícia não surpreende. O consumo de laticínios tem enfrentado um declínio constante por décadas. Hoje, os norte-americanos consomem 37% a menos de laticínios que consumiam em 1970 e, só no ano passado, o consumo de leite com baixo teor de gordura despencou em 13%. E não é só isso, mas alternativas com base em vegetais têm aumentado. No ano passado, a venda de leite de amêndoas nos Estados Unidos teve um aumento de 4,2%, chegando quase a ser uma indústria de um bilhão de dólares.

O fechamento de fábricas de laticínios da Dean Foods por falta de vendas é demais… A indústria de laticínios tem mantido um domínio sobre os consumidores nos Estados Unidos por décadas, principalmente pelo fato de divulgarem laticínios como a melhor fonte de cálcio e de “construir ossos fortes”. Apesar dessas afirmações sobre os méritos do leite e do queijo terem sido seguidas cegamente por muitos, os consumidores estão começando a despertar. Desde preocupações com hormônios do crescimento e antibióticos no leite ao aumento de alergias relacionadas a laticínios e uma crescente conscientização sobre impacto ambiental, assim como problemas associados entre o leite e a crueldade animal, as pessoas estão cada vez mais dizendo adeus aos laticínios.

A indústria do leite está ainda tentando entrar numa briga “boa” por meio de campanhas como a Milk Life, envolvendo atletas famosos. Mas quando se leva em consideração a quantidade de produtos novos e inovadores livres de leite que têm surgido no mercado, parece que estão simplesmente remando contra a maré. Talvez a Dean Foods devesse ouvir uma dica da fábrica de laticínios de 92 anos de idade que fez a mudança para o que as pessoas realmente querem: leites vegetais. Se não consegue vencê-los, junte-se a eles!


Foto: katesheets/Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário