Veganismo: 6 dicas para superar a vontade de comer carne


Você virou vegano ou vegetariano e ama esse novo estilo de vida, nem se lembra daquela velha história em que falavam que abandonar hábitos antigos seria difícil, afinal, com todo o seu ativismo em prol dos animais você sente que nada pode dar errado. Até que um dia você abre o jogo para si mesmo e confessa que, de uns tempos para cá, um desejo sinistro de comer carne começou a aparecer. Você está sofrendo muito com as tentações do cotidiano, o desejo não vai embora e você acaba por se sentir dividido. Por um lado, você não consegue se imaginar deixando de ser vegano ou vegetariano; por outro lado, você não está conseguindo segurar a vontade de comer carne. E agora, o que fazer? Aqui vão seis dicas para você superar a vontade de comer carne.


1. Visualize a carne como ela realmente é


Já imaginou abrir a geladeira e dar de cara com uma perna humana sendo marinada para o churrasco do fim de semana? Só de imaginar, tenho certeza de que a maioria (para não dizer 100%) sentiria nojo, indignação e repulsa ao deparar com a cena canibalista. Agora e se, em vez de uma perna humana, você desse de cara com a perna de uma galinha? Se analisarmos racionalmente, a perna humana não é muito diferente da perna da galinha – as duas são feitas de gorduras, proteínas, nervos, capilares, veias, artérias, camadas de tecido e pele, músculos, osso, sangue, fluido de tecido, suor etc. Quando você visualizar, pensar ou sentir vontade de comer carne, tenha em mente do que ela é realmente composta. Quem sente desejo de comer nervos, vasos sanguíneos e artérias?


2. O sofrimento dos animais é real


Quando eu estava na casa dos 19 anos, adorava assistir desfiles de moda internacional; uma vez ou outra, assistia às ativistas da Peta entrarem em ação e escandalizarem o público de luxo com campanhas fortes mostrando a realidade (nada glamourosa) por trás dos casacos de pele de ursos. Apesar de não saber nada a respeito do veganismo naquela época, hoje posso dizer que eu me eduquei, e acredito que o pilar do nosso estilo de vida, seja vegano, seja vegetariano, é a compaixão. Quando se tem compaixão, não se come, veste ou consome carnes ou peles. Visualizar o sofrimento real de um porco ou uma galinha lutando desesperadamente pela vida vai ajudar você a acabar de uma vez por todas com o desejo de comer carne. Lembre-se de que, por trás daquele pacote de patinho, houve um boi que estava vivo, sofreu e foi assassinado cruelmente. Se você tiver compaixão pelos animais, não vai desejar comer carne.


3. Toda carne vem de um cadáver


Se imaginarmos qualquer processo de decomposição animal, certamente o sentimento de nojo será predominante, seja porque você começa a pensar nos vermes rastejando pela pele, seja devido ao cheiro insuportável da putrefação. Independentemente da imagem que veio a sua mente, todos nós concordamos que o processo de decomposição é, à primeira vista, algo nojento. Toda carne consumida neste planeta vem de algum cadáver, e todo cadáver entra rapidamente em estado de decomposição após sua morte. Se o desejo de comer carne está quase incontrolável, imagine que aquela porção de bife acebolado saiu direto de um cadáver em decomposição, com direito a vermes e tudo mais.


4. Naquele pedaço de carne, havia um rosto


Quando vemos carnes à venda, não conseguimos identificar as características faciais que havia antes, isso porque tudo é transformado em círculos, quadrados, bolas, cilindros, em fatias ou moído. Poucas pessoas apreciam o consumo de órgãos, e as que o fazem raramente consomem partes como os globos oculares, gengivas, bochechas etc. Até quem come camarão reclama quando eles não vêm limpos, afinal ninguém gosta de saborear um intestino cheio de fezes. Quando o desejo de comer carne aparecer, vá ao supermercado e imagine um rosto naquele pedaço de carne. Se você tiver dificuldade em visualizar, pesquise no Google e tente olhar nos olhos das fotos dos animais; em seguida, olhe para a carne. Tenho certeza de que o desejo vai embora.


5. Transforme os seus pensamentos


Você sabia que nós só desejamos algo quando pensamos naquilo? Pois é, mesmo que você veja ou sinta o cheiro, se você não continuar pensando naquilo o desejo simplesmente desaparece. Para garantir que isso é verdade, é só relembrar daqueles momentos em que você está superocupado no trabalho, sem cabeça nem tempo para pensar em mais nada que não seja trabalho, então, em momentos assim, você nem se lembra da existência da carne. Agora para os momentos em que você se lembrar da existência dela, transforme os seus pensamentos em direção a ações para promover o veganismo ou ocupe-se com ideias produtivas, por exemplo.


6. "Já tentei de tudo, mas nada deu certo"


Uma situação dessas pede uma ação radical. Para isso, corte completamente alho, cebola, alho-poró, cebolinha ou qualquer outro tipo de tempero, condimento ou aromatizante. Isso porque a maioria dos alimentos (incluindo carne), se não temperada, torna-se sem graça. Com o tempo, você vai perceber que, na realidade, você estava sentindo falta era dos temperos, e não da carne em si.


Fotos: Reprodução

Um comentário:

  1. Eu precisava dessas dicas... muito obrigada <3 Sou vegetariana há só alguns meses e, porque vivo só com pessoas que comem carne, tenho contato com um monte de coisa temperada com carne (bacon, kibe etc) e fica difícil todo mundo falando de comer e comendo e não comer junto. Ainda mais que eu não tenho permissão para cozinhar aqui em casa haha... essas dicas me ajudaram muito.

    ResponderExcluir