O veganismo explicado em duas canções



Por Paulo Furstenau*


"E as proteínas?" Não há um único vegano no mundo que nunca tenha escutado essa pergunta. Então os músicos Jonathan Mann e Ivory King gravaram Vegan Myths Debunked (Mitos Veganos Desmentidos), em que a vegana Ivory explica a Jonathan onde consegue suas proteínas, cálcio etc. etc. e, como diz o nome da música, derruba outros mitos veganos. 

Mas, sobre os alimentos propriamente ditos, Ivory é meio genérica, cita por alto alguns deles. Aí então entra o britânico Macka B, que detalha bem a lista do supermercado de um vegano no reggae Wha Me Eat (O Que Eu Como), também derrubando o velho mito de que "vegano não come nada".

Veja abaixo os dois videoclipes, com a tradução de suas letras na sequência. Cante junto e aprenda sobre o veganismo - ou, se você for um vegano, já pode tirar as dúvidas dos seus amigos e família consumidores de carne através da música!



Mitos Veganos Desmentidos 


- Ei, Ivory!

- Sim, Jonathan? 

- Você é vegana, né? 

- Sim, isso mesmo, sou! 

- Posso te perguntar umas coisas, então? 

- Claro que sim! 

- Você está pronta para as perguntas, então? 

- O que você está esperando? 

- Onde você consegue sua proteína, proteína, proteína? Só carne tem proteína, então onde você consegue sua proteína? 

- Na verdade, muitas coisas têm proteína: feijões têm proteína, verduras têm proteína, frutas e castanhas têm proteína, grãos e sementes têm proteína. E eis algo chocante: nós não precisamos de tanta proteína. A maioria das pessoas come mais do que precisa 

- Bom, eu nunca tinha pensado nisso antes 

- É verdade! 

- Onde você consegue seu cálcio? Só o leite tem cálcio. Ossos saudáveis de leite de vaca, cálcio, eu bebo, delícia... 

- Várias plantas têm cálcio, e muito, muito cálcio. E colesterol, bem, elas não têm nada da gordura que tem no leite 

- Cálcio sem gordura? 

- Sem gordura! 

- Verduras têm cálcio? 

- Muito cálcio! 

- E os seus ancestrais? Eles não comiam carne? Se não fosse para eu comer, então por que tenho esses dentes? 

- Seus dentes parecem com os dentes dos carnívoros? Todos afiados e pontiagudos? Não, você tem que cozinhar bastante sua carne! Além disso, todos os carnívoros agem por instinto. Humanos fazem escolhas, eles consideram e pensam. Se os humanos de antigamente comiam carne, era uma escolha, não uma necessidade 

- Bom, eu nunca tinha pensado dessa forma 

- Sim, nós fazemos escolhas! 

- Se todos fossem veganos, o que aconteceria com todas as vacas e galinhas que vivem nas fazendas agora? 

- Se todos se tornassem veganos, não aconteceria da noite para o dia. E a demanda reduziria, assim como a oferta 

- A comida vegana não é sem sal e sem graça? 

- Não! É mais gostosa que a maioria! 

- Você se importa mais com os animais, sim!

- Eu me importo com os animais, as pessoas também! 

- Os homens veganos não são fracos e afeminados? 

- Eu acho os homens veganos muito sexy! 

- B12, então, haha! 

- B12 de bactérias! 

- Onde você consegue sua proteína? 

- Plantas! 

- Onde você consegue seu cálcio? 

- Plantas! 

- Onde você consegue seu ferro? 

- Plantas! 

- Onde você consegue seu zinco? 

- Plantas! 

- Onde você consegue sua proteína? 

- Plantas! 

- Onde você consegue seu cálcio? 

- Plantas! 

- Onde você consegue seu ferro? 

- Plantas! 

- Onde você consegue seu zinco? 

- Plantas! 

- Ei, Ivory! 

- Sim, Jonathan? 

- Acho que agora eu entendi 

- Entendeu? 

- Sim, é tudo sobre plantas! 

- Sim, é isso mesmo! 

- Certo, legal, estou feliz que tenhamos esclarecido isso! 

- Eu também! Vamos comer um lanchinho! 

- Certo!




O Que Eu Como


Selamta!* 

Ital** (natural), nós somos ital e veganos, somos veganos

Eu e eu (nós) comemos da Terra e deixamos os animais darem à luz

Nada de mortos (carne morta), nada de pele, nada de pena

Quando eu digo às pessoas que não como carne, peixe ou laticínio

Elas me olham feio

Não percebem que como uma enorme variedade

Escutem o Macka B

Yo!

[Refrão x2]

Perguntam o que eu como, o que eu como

E eu digo que não como peixe nem carne, não

Perguntam o que eu como, o que eu como

E eu digo que sou vegano

[Verso 1]

Bom, não como carne, peixe, queijo nem ovo

Nada com pé, olho, asa ou cabeça

Nada com boca, orelha, dedo ou perna

Prefiro frutas e vegetais

Sou cuidadoso e escolho o que como

Meu remédio é minha comida e minha comida é meu remédio

Quando digo às pessoas que não como aquelas coisas

Elas me olham e coçam o queixo

E começam a perguntar

[Refrão x1]

Perguntam o que eu como, o que eu como

E eu digo que não como peixe nem carne, não

Perguntam o que eu como, o que eu como

Querem ouvir o que eu como?

[Verso 2]

Eu como 

Callaloo***, ackee****, batata-doce

Inhame, banana e tomate

Repolho, espinafre e abacate

Chuchu, feijão e coco

Abobrinha, painço, banana-da-terra

Arroz e ervilhas e abóbora

Manga, tâmara e goiaba

Grão-de-bico e mandioca

Couve-de-bruxelas e couve-flor

Cebola, funcho e pepino

Ameixa, pera e papaia 

Berinjela e soja

Limão, lentilha e quinoa

Pão integral e farinha integral

Agrião e quiabo

Tofu e pimenta

Cuscuz e cenoura

Brócolis e coco

Pêssego, maçã, damasco

Fruta-pão, jaca, graviola

Pistache, castanha-de-caju e amêndoa 

Nozes, amendoim e noz-pecã

Gergelim, semente de girassol, limão

Laranja, abacaxi e melão

Trigo e alho, kiwi, milho e nabo

Acelga e romã, alga e rúcula

Frutas vermelhas, cerejas e morangos

Beterraba, toranja e aipo

Para você ver que a carne não é necessária

Nós dizemos a eles

[Refrão x2]

[Verso 3]

Veja como sou grande e forte

Algumas pessoas não acreditam que sou vegetariano

Se quiser um corpo saudável, fale com o verdadeiro homem rasta

Porque o homem rasta contará sobre a nutrição certa

Eu consigo meu cálcio, meu sódio e meu potássio

Eu consigo meu zinco, meu ferro e meu magnésio

Em vez de comer o peixe, eu como o que o peixe come

Como as algas que crescem no oceano

Eu consigo minhas proteínas e meus minerais, consigo minhas calorias

As vitaminas A, B, C, D, E, F, G

Ácidos graxos essenciais como o ômega 3

Eu consigo minha fibra e meus carboidratos no meu corpo

Não se esqueça de tomar alguns copos d’água por dia

Simplesmente livre-se das toxinas no seu corpo

Algumas coisas que você come param em seu corpo e apodrecem

Quando o assunto é comida, eu não brinco

Eu digo a eles

[Refrão x2]

[Verso 4]

Muitas pessoas parariam de comer carne

Se tivessem que matar os animais antes de comer

Veja a maneira como os animais são tratados

As condições de higiene em que eles ficam

Se fosse para nós comermos carne, nós teríamos dentes afiados

Não precisaria de garfo e faca, não dá para entender?

Você não consegue comer crua, tem que cozinhá-la completamente

E coloca temperos vegetais para dar um sabor agradável

[Refrão x2]

[Verso 5]

Você que sabe, você pode comer o que quiser

Você pode ser um vegetariano e ser saudável também 

Há muitas opções de comida por aí

Acabei de me lembrar de mais algumas que me esqueci de contar

As nectarinas e tangerinas e mandarinas

Lichia, aveia e gengibre, couve e espirulina

Feijão asiático, massa integral etc.


* Saudação em amárico, língua oficial da Etiópia

** Culinária ital é a dieta adotada pelos rastafáris jamaicanos. ‘Ital’ quer dizer ‘vital’

*** Prato típico caribenho

**** Fruta da família da lichia


E ele não listou tudo, porque o cardápio da Terra é vasto demais! Cogumelos (vários tipos), linhaça, chia, jiló, alho-poró, melancia, maracujá, jabuticaba etc. etc. etc., além da infinidade de outros legumes, verduras, tubérculos, sementes, grãos e frutas, algumas delas que só tem aqui no Brasil! E, claro, a boa e velha alface, que os desinformados acreditam ser o único alimento dos veganos!


*Paulo Furstenau é jornalista voluntário da Associação Natureza em Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário