Presidente da Coreia do Sul adota cachorro resgatado



Na última quarta-feira (26/7/2017), o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, adotou oficialmente seu novo animal de estimação: o cachorrinho Tory, que estava em um canil esperando um novo tutor.

Tory, um vira-lata de quatro anos, foi apresentado à Blue House (residência oficial do presidente sul-coreano) ao lado dos outros dois animais de estimação de Jae-in, o cachorro Maroo e o gato Jjing-jjing.

"Como sociedade, nós precisamos prestar mais atenção nos animais abandonados e cuidar deles", disse o presidente durante a cerimônia de apresentação de Tory. Ele revelou ainda que há cerca de 300 mil animais abandonados no país. Adotar Tory era uma promessa de campanha de Jae-in.

Na Coreia do Sul, um agravante em relação aos animais abandonados é uma superstição de que cachorros pretos trazem azar*. "Tory esperou dois anos para ser adotado, enquanto seus amigos de pelos mais claros encontraram novas casas facilmente", conta a presidente da Coexistence of Animal Rights on Earth (CARE), So Youn Park. Tory foi resgatado pela ONG em 2015.


Fonte: Estadão

Fotos: AFP


*NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Outro agravante na Coreia do Sul é o hábito de parte da população comer carne de cachorro - a matéria acima não colocou a informação de que Tory inclusive foi resgatado de uma fazenda de cães para abate (conforme relatado pela BBC). Embora o consumo venha reduzindo nos últimos anos, ele ainda existe, e esses cães, além das vicissitudes usuais que enfrentam animais de rua em todo o mundo, como diversas formas de maus-tratos e acidentes, ainda correm o risco de serem capturados (não só das ruas, como também sequestrados de seus tutores) para serem comidos. 

Em relação à cor preta, não se trata apenas de uma superstição coreana. É preconceito mesmo, e não somente na Coreia do Sul. Tanto cães quanto gatos pretos (estes vítimas também de superstição aqui no Brasil e outros países) em nosso Centro de Adoção levam sempre mais tempo para serem adotados. Veja abaixo nossos pretinhos lindos que estão aguardando um lar amoroso. Venha conhecê-los! Confira aqui nosso endereço e telefones. [Esta postagem foi publicada em 29 de julho de 2017. Caso você esteja lendo estas linhas em uma data futura, esperamos que então todos esses lindos não estejam mais com a gente, e sim em seus novos lares. Mas nós estaremos com uma nova turma - de todas as cores - esperando por você!]

Babalu (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Nilika (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Ralf (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário