Castração: um benefício para o animal


De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos vivem nos lares brasileiros. Não há dados exatos sobre animais em situação de rua, porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam em torno de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados no País.

O problema do abandono começa, na maioria das vezes, quando os animais adotados dão crias indesejadas e os tutores abandonam as ninhadas. A solução mais eficaz para acabar com a irresponsabilidade de alguns tutores é a castração. Ela é fundamental para o controle populacional de cães e gatos e diminui a possibilidade de os animais desenvolverem doenças. Além disso, os animais castrados apresentam uma mudança de comportamento significativa: ficam menos agitados e mais dóceis.

"A castração é benéfica para o animal. Em fêmeas, diminui a possibilidade de desenvolver tumores mamários e zera a possibilidade de problemas envolvendo útero e ovário, já que eles são removidos durante o processo cirúrgico. Nos machos, diminui a marcação de território, agressividade e possibilidade de doenças envolvendo a próstata", explica a médica veterinária Milene Iyeiri.

O período ideal para a castração vária de acordo com a raça e a porte do animal. "A idade ideal para cães de pequeno porte gira em torno dos sete meses, porque eles chegam à idade adulta mais cedo. Nos cachorros de grande porte, o procedimento é aconselhável a partir dos 12 meses*. Para as fêmeas, é indicado ainda que o processo seja realizado antes do primeiro cio, o que reduz a possibilidade de tumores mamários", observa Milene.

Cuidados pós-cirurgia

Os cuidados especiais com os animais recém-castrados variam de fêmeas para machos. Elas necessitam de mais atenção.


"A fêmea deve utilizar roupa cirúrgica e/ou colar elizabetano, que não permitem que o animal acesse a região da sutura através da língua. Outro cuidado necessário é em relação a exercícios ou movimentos como subir e descer escadas, camas e sofás. Esses esforços só devem ser realizados após a retirada dos pontos, por volta de 10 dias após a cirurgia. Já os machos não precisam de tantos cuidados, porque a cirurgia não é tão incisiva. O animal deve utilizar o colar elizabetano e/ou a roupa cirúrgica e o repouso é bem menos exigido", orienta a veterinária.

Outro ponto importante é a alimentação. Animais castrados precisam de alimentos que supram suas necessidades. "O metabolismo de um animal castrado muda devido à não presença dos hormônios. Existem rações específicas para eles. Elas são fabricadas para evitar algumas variações que a castração pode evidenciar, como a obesidade", alerta Milene.

Fonte: TV TEM

Fotos: Divulgação


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Não existe idade para a castração, e sim peso: a partir de um quilo, o animal já pode ser castrado.

2. Em nosso Centro Cirúrgico, realizamos castração a preços solidários. Confira nosso endereço e telefones aqui.

3. Saiba mais sobre castração em nosso site. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário