É comum que gatos sejam descritos como animais misteriosos e retidos, principalmente em comparação com os cachorros. Por seu comportamento por vezes independente e o jeito mais discreto, há quem ache que os felinos não criam vínculos com os humanos e preferem estar sozinhos, ficando inclusive infelizes morando numa casa. Porém há estudos recentes que comprovam o contrário – como o publicado recentemente no periódico Behavioral Processes, que identificou que os gatos preferem os humanos à comida. De fato, é só ter um gatinho em casa para perceber: os gatos são, sim, animais carinhosos, que demonstram de diversas maneiras sua felicidade. Veja algumas delas.
1. Ronronadas de amor
O ronronar dos gatos é bem mais complexo do que se pode imaginar, e pode aparecer em diversos momentos, como cientistas têm observado. Um deles é para expressar prazer e alegria, expondo uma situação de relaxamento. É por isso que o som normalmente aparece quando acompanhado do carinho dos tutores e chegam até um cochilo no colo.
2. Soltando a voz
Uma das formas de comunicação utilizada pelos gatos é a vocalização, que também tem objetivos variados. Em geral, os miados serão utilizados para o contato com humanos e muitas vezes são formas que o gato encontra de pedir o que necessita. Mas os miados também podem ser simplesmente um chamado para brincar, apenas uma conversa (já viu gatinhos interagindo com humanos como se estivessem respondendo?) ou mesmo uma expressão da alegria de ver o tutor – há aqueles que miam quando o tutor chega em casa! Esse é um sinal a ser observado juntamente com outros, para entender que ele está mesmo confortável.
3. “Toquinhos” para dar carinho
Se o gato chega até você para esfregar o corpinho ou dar leves cabeçadas, ele tem confiança o suficiente em você para isso e está feliz. O único motivo de fazê-lo é a certeza de que você não fará mal nenhum a ele. Inclusive, com o ato, os gatos liberam feromônios que estão associados ao prazer e à demarcação de território. Quer maior prova de amor que essa?
4. Rabinhos que falam
É possível saber muito sobre o humor dos gatos pela observação do rabo dos bichanos. Quando a cauda está com os pelos eriçados, algo está errado – ele pode estar assustado ou muito agitado. Mas se os pelos estão normais e a cauda está para cima, com a ponta curvada (formando uma espécie de gancho), é sinal de que o gato está amigável ou feliz da vida.
5. Linguagem corporal diz tudo
Fora o rabo, há outras formas de o próprio corpo expressar a sensação de alegria e conforto. A mais clara é a barriga para cima: os gatos só ficam nessa posição quando estão completamente tranquilos com relação a ameaças. É um sinal de proteção bem claro, portanto se seu gato tem o costume de mostrar a barriga e ainda aceita carinhos ali, você é muito amado por ele! Os olhos semicerrados, com piscadinhas lentas, também demonstram a despreocupação com ameaças ao redor.
6. Amassos/afofar
Esse é um comportamento que os gatos têm desde pequenos, utilizado para estimular o fluxo de leite nas mamães. Por isso mesmo, o ato de afofar/amassar cobertores, almofadas ou a barriga do tutor está associado ao prazer e representa a segurança que o gato tem no tutor para reproduzir o costume com ele.
7. Higiene em dia
Para os gatos, a higiene também é um indicativo de bem-estar e saúde em ordem. As sessões de lambida e o cuidado com a caixinha de areia fazem parte do ritual dos bichanos para manter a limpeza em dia, e inclusive podem indicar que algo esteja errado caso não estejam acontecendo. Além disso, se o gato dedica alguns momentos para lamber o tutor também, olha que honra: ele está zelando também pelo tutor e cuidando da forma que entende ser boa!
A melhor maneira de fazer o gato feliz é se importar com ele e demonstrar isso de todas as formas que puder, respeitando também, claro, seu espaço e tempo de descobrir e se aventurar. Rapidamente ele verá em você uma figura de segurança e conforto, para todas as horas.
Fonte: Folha Vitória
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário