Resgates recentes demonstram a importância de continuar a luta contra a indústria de filhotes de cachorro

    Foto: Frank Loftus / HSUS


As “indústrias” de cachorro, que produzem filhotes em massa visando ao lucro, sem qualquer consideração pela saúde ou bem-estar emocional de seus pais, têm obtido maior atenção a cada ano. Esses criadouros ficavam escondidos em pequenas cidades agrícolas e quintais isolados, mas o trabalho duro de organizações de bem-estar animal em todo o mundo ajudou a trazer essas instalações horríveis ao centro das atenções.

Resgates orquestrados por organizações como American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (Sociedade Americana para Prevenção de Crueldade aos Animais - ASPCA), The Humane Society of the United States (Sociedade Humanitária dos Estados Unidos), Animal Rescue Corps (Corporação de Resgate dos Animais) e sociedades humanitárias locais trouxeram fotos assustadoras de cães que viviam em absoluta desgraça, negligenciados porque o lucro tinha prioridade sobre os cuidados básicos. Organizações em todos os EUA estão trabalhando para divulgar ao mundo as fábricas de cachorros, através de protestos pacíficos, campanhas publicitárias e investigações secretas que expõem a verdade por trás das lojas de animais e vendas on-line de cachorro.

Esses esforços colaborativos, juntamente com investigações de maus-tratos e aumento do número de denúncias quando as pessoas suspeitam que algo esteja errado, resultaram em inúmeros animais sendo salvos de fábricas de cachorro, mas esse trabalho é apenas o começo.

Ainda existem cerca de 10 mil fábricas de filhotes de cachorro nos EUA, muitas operando legalmente e sendo regulamentadas pelo Serviço de Inspeção da Saúde Animal e Fitossanitária do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), cujo site foi atacado recentemente com a remoção de relatórios de inspeção e outros documentos de bem-estar animal. A cada resgate que vemos nas notícias, somos lembrados dessa questão dolorosa e da necessidade de continuar trabalhando para tornar as fábricas de filhotes uma coisa do passado.

Resgates recentes alertam que existem indústrias de filhotes de todos os tamanhos

      Foto: Go Fund Me


É importante lembrar que nem todas as indústrias de filhotes de cachorro são operações em larga escala, com centenas de cães. Algumas são muito pequenas, com os animais sendo mantidos em gaiolas, porões ou recintos ao ar livre no quintal de alguém.

Um resgate de 68 cães em Indiana, incluindo buldogues americanos, buldogues ingleses, pastores iugoslavos (sarplaninac) e pit bulls, encontrou cachorros vivendo em condições deploráveis ​​em um celeiro. Vários cães estavam com os pelos emaranhados e cobertos de fezes. Cabras, um cavalo em miniatura e cães falecidos também foram encontrados no local, uma suposta indústria de filhote de cachorro. Graças a um vizinho que relatou a situação, esses cães foram resgatados e estão num centro de adoção, o Lake County Animal Control and Adoption Center, recebendo o amor e o cuidado que merecem.

      Foto: The Humane Society of the United States / Facebook


Outro resgate maior envolveu a Sociedade Humanitária dos Estados Unidos e o Controle e Cuidado Animal do Condado de Habersham, que trabalharam juntos para resgatar mais de 350 animais de uma suposta indústria de filhotes perto de Clarkesville, na Geórgia, depois que um vizinho se queixou de latidos. Coelhos, patos, galinhas, gatos e uma variedade de outras espécies também foram encontrados na casa, todos vivendo em condições deploráveis. Os filhotes eram invólucros ao ar livre cobertos de lama e em gaiolas sujas em um galpão, muitos de pé sobre suas próprias fezes e com os pelos severamente emaranhados.

Quer se trate de centenas de cães ou de um pequeno número, essas e outras operações de resgate são um lembrete importante de que os animais vão continuar a sofrer, a menos que façamos algo. E isso não é apenas responsabilidade das organizações de resgate - também precisamos fazer nossa parte.

Acabar com a indústria de filhotes de cachorro começa com você, o "consumidor"

      Foto: The Humane Society of the United States / Facebook


Para ajudar a combater as indústrias de cachorros, mais de 200 jurisdições nos EUA e no Canadá decretaram leis que proíbem a venda no varejo de animais criados comercialmente. Esse é um sucesso monumental e um passo na direção certa, mas é importante que os consumidores entendam que as indústrias de filhotes encontrarão uma maneira de lucrar enquanto a demanda ainda existir.

Criadores que já não podem vender seus filhotes através de lojas de animais podem, em vez disso, recorrer à venda on-line de filhotes, uma prática já amplamente popular devido à nossa obsessão pela conveniência de fazer compras na internet. Mas essas vendas on-line de filhotes de cachorro não são melhores do que as das lojas de animais de estimação, além disso, comprar um filhote de cachorro pela internet, sem ver as condições em que ele foi mantido ou como seus pais são tratados, ajuda a manter as indústrias de filhotes de cachorro.

Com milhões de animais esperando em abrigos e mais de 1,5 milhão de cães e gatos sendo exterminados em abrigos dos EUA, todos os anos, porque eles não têm uma casa, a adoção é sempre a melhor opção. Ao adotar, você não estará apenas salvando uma vida, mas ajudando a pôr um fim às indústrias de cachorro.



NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. No Brasil, a situação não é diferente. Veja aqui o vídeo feito pela ONG PEA, que usa animação para ilustrar essa triste realidade.

2. Não financie essa crueldade: não compre nenhum animal. Amor e amizade não se compra. Adote! Com tantos animais nas ruas, sofrendo com fome, sede, violência, acidentes, frio, calor e demais intempéries, além daqueles que são recolhidos e sacrificados pelos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) nos estados brasileiros onde ainda ocorre essa prática, qual a razão de comprar um animal? Você acha que ter um cão ou gato de raça, com pedigree, te dará importância e status? Quer ter alguma raça que está na "moda", porque todo mundo está comprando e você também tem que comprar, como se fosse uma bolsa ou o último modelo do iPhone? Se você acha isso, não deveria ter animal algum. Em vez de gastar seu dinheiro comprando uma vida, que tal investi-lo em umas sessões de psicoterapia?

3. Entre no site de nosso Centro de Adoção e conheça nossos lindos peludos que já sofreram um bocado nas ruas ou foram abandonados, vítimas de maus-tratos (inclusive em fábricas de filhotes) e tantas histórias tristes, e que agora aguardam uma família que os acolha com todo o amor e respeito que merecem.

4. E, se souber de alguma fábrica de filhotes ou qualquer outra situação de maus-tratos contra animais, saiba aqui como denunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário