Animais presos dentro do carro: conheça os perigos e o que fazer se vir algum nessa situação


I. Veja o que fazer se você encontrar 
um animal preso em um carro


Muitas pessoas sem noção ou cruéis deixam cães, gatos e outros animais de estimação sozinhos em carros. Fazer isso, mesmo que estacionado na sombra ou com as janelas levemente abertas, é como deixar um bebê dentro de um carro quente. E ainda que seja apenas por "alguns minutinhos", pode causar graves problemas no animal, inclusive levá-lo à morte. 

De acordo com a organização norte-americana PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), em um dia com a temperatura de 25ºC, um carro pode facilmente atingir entre 37ºC e 48ºC em questão de minutos. Se a temperatura externa chegar a 32ºC, dentro do carro ela pode alcançar 71ºC em menos de 10 minutos, tornando-se uma armadilha mortal para qualquer criatura viva.

O que fazer se vir um animal sozinho em um carro?

1. Anote a marca do carro, modelo e número da placa. Se o carro estiver estacionado perto de um prédio, entre e peça à recepção que avise o proprietário do veículo. Recepcionistas, seguranças e outros atendentes de recepção geralmente são muito prestativos quando se pede para localizar alguém.

2. Encontre alguma autoridade do local. Se houver algum policial, segurança ou atendente de estacionamento, pergunte se há algo que ele possa fazer para retirar o animal do carro, mesmo que isso signifique telefonar para algum superior na hierarquia. 

3. Se não houver nenhum policial por perto, ligue para a polícia. Policiais normalmente estão em uma posição de autoridade para realmente fazer algo se ninguém ao seu redor o fizer para retirar um animal preso em um carro. Policiais podem não apenas resgatar o animal, mas também apresentar acusações contra o tutor. Uma boa ideia é procurar por pessoas que possam ser testemunhas da angústia do animal e testemunhar contra o tutor imprudente caso seja necessário.

4. Preste atenção em sinais de sofrimento no animal. Sintomas de insolação podem ser detectados através da janela do carro. Se você notar que o animal está inquieto, ofegante, letárgico, estiver com a língua estranhamente escura (nota: raças de cães como chow chow e shar pei têm línguas naturalmente escuras, não deve ser confundido com insolação), falta de coordenação ou diarreia sangrenta, então o bicho está em grave sofrimento e precisa de ajuda imediatamente.

5. Se as autoridades ainda não deram nenhuma resposta, tente abrir a porta do carro. Se o carro estiver destrancado, tire o animal e leve-o até um local fresco, de preferência uma área interna ou um carro com ar-condicionado. Dê a ele água fria para baixar a temperatura e tente novamente localizar o tutor. Também é uma boa ideia entrar em contato com um centro veterinário local para examinar o animal e receber instruções adicionais sobre como você pode ajudá-lo enquanto espera o tutor voltar.

Denunciar maus-tratos pode salvar vidas

Se vir algum caso de maus-tratos, denuncie. É sempre o melhor a fazer se você encontrar um animal preso em um carro. Cabe a todos nós sermos responsáveis pelo cuidado com nossos amados animais de estimação. Enquanto algumas pessoas podem não ter a intenção de prejudicar o animal ao correr até uma loja para uma tarefa rápida, a triste realidade é que essa ação aparentemente inócua pode custar a vida do bicho. É melhor deixá-lo em casa do que levá-lo enquanto realizar tarefas.


Foto: Reprodução


NOTA DA NATUREZA EM FORMA: 

A matéria acima foi traduzida de um site norte-americano, que falava sobre leis locais. Já adaptamos o texto e lembramos agora que deixar um animal dentro de um carro no Brasil também é considerado maus-tratos e, portanto, crime. 

Em nosso site, fizemos um passo a passo sobre como denunciar esse e qualquer outro tipo de maus-tratos. Entre as informações, saiba que, nesse caso, você pode inclusive arrombar o carro para retirar o animal de dentro, que estará amparado pela lei. E que uma eventual recusa do policial em atender qualquer pedido de ajuda pelos animais pode enquadrá-lo em crime de prevaricação. 

Leia aqui.


II. Homem deixa ovo no carro para provar que
você 
nunca deve deixar qualquer animal lá dentro


Um homem publicou uma postagem instrutiva para mostrar o que acontece com um ovo dentro de uma frigideira deixada em um carro estacionado, em um dia quente, por 15 minutos.

Seu objetivo foi alertar as pessoas para que não deixem animais dentro do carro, nem que seja "rapidinho". 






Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário