5 comportamentos do tutor que contribuem para a desobediência do cachorro


Um bom tutor sempre dá o seu melhor para impedir que seu cachorro tenha um mau comportamento. Mas algumas atitudes podem contribuir para a desobediência do cão.

Os cachorros são afetados pelo nosso comportamento. Mesmo com as melhores intenções, muitas pessoas cometem erros que confundem e estressam os animais.

Veja os cinco comportamentos que contribuem para a desobediência do cachorro.

1. Rotular o cachorro como “dominante” 

A dominância não é uma característica de personalidade, é um comportamento numa situação específica. A maioria dos cães que são considerados dominantes por seus tutores na verdade é insegura.

2. Presumir que o cão se comporta mal por escolha

O mau comportamento do cachorro não é por maldade, mas acontece pelo fato de ele acreditar que aquele é um comportamento normal. Ou pior ainda, esse comportamento inapropriado está sendo intensificado pela reação do tutor.

3. Punir o cachorro por ser um cachorro 

Mastigar, cavar, latir e caçar são comportamentos normais de um cão. Em vez de punir essas atitudes, dê a ele coisas apropriadas para ele morder ou caçar, crie alternativas para os instintos do animal.*

4. Ser muito liberal 

Interações desestruturadas com seu cão trazem problemas comportamentais. Um cachorro sem limitações pode ter comportamentos que fogem do nosso controle. O ideal é ser coerente, porque quando um cão é punido por algo que às vezes seu tutor permite, isso causa confusão e estresse para ele.

5. Esperar que o cachorro te obedeça apenas para te agradar

Um erro é não dar uma boa recompensa ao cachorro quando ele faz algo que exige um grande esforço. Como resultado, o comportamento pode se tornar menos fiel ou o cachorro pode parar de fazer o que você pedir.

Fonte: Portal do Dog 

Foto: Depositphotos


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Na cabeça do cão, ele precisa ter um líder para cuidar de toda a matilha. Tendo um líder, o cachorro fica mais relaxado, aproveitando melhor a convivência e atendendo o que o líder quer.

2. A castração é fundamental para melhorar o comportamento. Saiba mais sobre a castração e onde fazer (em nosso Centro Cirúrgico, fazemos a preços solidários) clicando aqui.

3. O tutor deve deixar claro para o cachorro o que espera dele, por meio do reforço positivo quando o animal acertar, dando carinho ou petisco, e reforço negativo quando o animal errar, usando borrifador de água ou fazendo algum som como bater no chão uma revista ou garrafa pet vazia.

*4. Leia também: 5 motivos para incentivar os cães a destruírem seus próprios brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário