Oito mitos sobre gatos


A veterinária Luciana Deschamps levantou oito mitos relacionados aos gatos e mostrou por que eles são falsos. Dá uma olhada!

1. Gatos são interesseiros (ou traiçoeiros)

Ahhh, um clássico. Gatos fazem o que tiverem vontade no momento. Você pode chamar e chamar que, se eles não quiserem, não vão vir. Não são obedientes como os cães, algo que irrita algumas pessoas. Sim, eles correm em sua direção quando você abre a lata daquele patê delicioso, mas quem não faria isso? Como diz Luciana: “Eles não são interesseiros, são interessantes”.

2. Gatos transmitem asma

Falso. Asma felina é diferente da asma humana. Um não transmite para o outro. Pessoas que nunca conviveram com felinos também tendem a achar que o ronronar é um chiado do pulmão, indicando que eles possuem problemas respiratórios. Trata-se apenas de um barulho que fazem quando estão relaxados e felizes.

3. Gatos não se dão bem com crianças

Grande parte dos gatos vive em um aconchego só com os pequenos. Porém, alguns bichanos, do tipo reservados, podem ser temperamentais com crianças que pesam a mão nos carinhos e brincadeiras. Mas tudo tem solução. O segredo está na socialização dos dois. Os pais devem acompanhar os primeiros contatos dos filhos com o animal, mostrando como lidar com ele e explicando que os peludos também apreciam alguns momentos de paz.

4. Gatos gostam da casa e não do tutor

Pergunte para qualquer gateiro: todos dirão que isso não faz sentido. “Eles gostam da casa com o tutor dentro”, afirma Luciana. Os felinos se mostram muito apegados ao ambiente físico, mas também ao tutor. Após a morte do tutor, muitos entram em depressão e acabam até morrendo.

5. Gatos têm sete vidas

Huum… não. Eles ganharam essa fama por pularem de grandes alturas sem se machucar. Entretanto bichanos são bastante sensíveis e necessitam de cuidados especiais. Problemas com sua parte emocional podem evoluir para doenças renais e respiratórias, entre outras. Eles somatizam questões. Já houve casos de tutores que passavam pelo processo de quimioterapia cujo gato vomitava junto.

6. Gatos com Aids felina podem passar a doença para os humanos

Assim como a Aids humana, o vírus da Aids felina, chamado FIV, ataca o sistema imunológico do animal. Entretanto humanos não são infectados por ele. Já outros gatos podem ser contaminados através do contato com o sangue e a saliva do animal doente.

7. Gato preto dá azar

Gente, estamos no século 21 e não na Idade Média. Gato preto não dá azar. E pensar que tem quem ainda acredite nisso e maltrate (e até mate) os coitadinhos por causa disso.

8. Gatos são menos legais do que cachorros

Trata-se de um debate que não leva a lugar nenhum. Alguns são do time dos cachorros; outros, dos gatos. São animais diferentes e pouco comparáveis. Cada tutor deve ponderar a qualidade que busca em um animal e escolher um deles. Só não vale falar mal dos felinos quando não se conhece muito sobre eles.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário