10 dicas fáceis para incentivar seu gato a beber mais água



Os gatos são bastante seletivos em relação à água que bebem, o que é uma coisa importante se você vive na selva e pode acabar se contaminando com a água parada, mas não tão importante se você vive dentro de casa e tem uma vasilha de água limpa.

Só que os instintos falam mais alto e muitos gatos acabam não bebendo a quantidade necessária de água da vasilha. Alguns driblam o problema pulando em todas as pias e torneiras abertas da casa ou lambendo o chão do box quando alguém sai do banho – o que é perigoso, considerando que o bichano vai estar engolindo sabonete e xampu também.

Problemas renais e urinários são infelizmente muito comuns entre os gatos domésticos. Muitas vezes, sedimentos e pedras nos rins ou na bexiga passam despercebidos até que a situação vire uma emergência com risco de morte. E, além disso, a desidratação é tão perigosa para eles quanto para nós (e para os cães).

Por todos esses motivos, é importante incentivar seu amigo a beber água, bastante água. E não é tão difícil quanto parece, confere só:

1. Deixe a água longe da ração

Esse erro é espantosamente comum e é o principal motivo para os gatos beberem pouca água. Na natureza, se tem um animal morto (comida) perto da água, as chances de ela estar contaminada são altas. Então seu gato pode assumir que a água ao lado da ração está contaminada, e não bebe o suficiente (leia mais aqui).

2. Troque a água várias vezes ao longo do dia

Água fresca é muito melhor do que água parada, e seu gato sabe disso.



3. Coloque a água em locais que o gato gosta e por onde circula

Você nunca teve preguiça de ir até a cozinha buscar água no meio da noite? Seu gato também tem. Coloque vasilhas em lugares onde ele fica e em lugares de passagem, para facilitar e ajudá-lo a lembrar que ele precisa beber.

4. Espalhe várias vasilhas de água pela casa

Pelo mesmo motivo do item anterior. O ideal é que cada cômodo tenha uma vasilha.



5. Tenha uma fonte*

As fontes oxigenam a água e a fazem circular, coisa que os gatos amam. 

6. Não deixe a água no sol

Coisa básica, mas muita gente esquece que o sol muda de posição ao longo do dia. Preste atenção nisso.



7. Mude o formato da vasilha

Os gatos odeiam molhar os bigodes e encostá-los na beirada da tigela. Experimente vários formatos para descobrir qual seu amigo prefere. Alguns gatos gostam de beber água em bacias largas e outros em copos, normalmente porque acostumaram que o copo da sua escrivaninha tem água mais fresca que a vasilha deles.

8. Mude o material da vasilha

A primeira opção para a saúde do seu animal é porcelana e vidro, sempre. O plástico, uma escolha comum entre os desavisados, é o grande vilão, que inclusive causa acne felina. Trocar o material pode deixar a água mais atrativa para o gato.



9. Dê ração úmida de sachê ou latinha

Seu gato absorve a água desses alimentos e não só fica mais hidratado como vai acabar comendo menos, mantendo a saúde do trato urinário e o peso ideal. As rações úmidas em patê geralmente são melhores, pois os pedaços ao molho têm menos água e mais amido.

10. Torne a coisa divertida ou saborosa

Gatos adoram se divertir, e podem adorar um cubo de gelo flutuando na bacia de água. Muitos jogam brinquedinhos na vasilha e ficam pescando depois (leia o texto seguinte nesta mesma postagem) - use a criatividade! Outra opção é dar um cheirinho para a coisa: misture à água um pouquinho de ração úmida ou pedaços de carne (SEM tempero!), é mais para dar cheiro do que gosto – os gatos não são muito bons de sentir gosto, por sinal.



*NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Nós vendemos uma fonte de água exclusiva em nosso Pet CentroDesenvolvida por uma de nossas voluntárias, ela mantém água corrente e fresca à disposição dos felinos. 

O preço unitário é R$ 70,00 e a renda arrecadada com a venda é revertida para os animais que estão para adoção!


      Foto: Natureza em Forma / Divulgação



Seu gato coloca brinquedinhos na vasilha de água e de ração?


A cena é assim: o gato está correndo pela casa com o ratinho preferido na boca, ou vocês estão brincando juntos com um brinquedo de corda. Alguns minutos depois, ele deita e começa a se lamber, só para você descobrir que o brinquedo foi parar… na vasilha de água ou no pratinho de comida!

Apesar de parecer estranho para nós encontrar brinquedinhos encharcados ou cheirando a ração, esse é um comportamento bastante comum no mundo dos gatos. E não é só você que fica intrigado, os especialistas do mundo todo também! A teoria mais aceita, porém nunca comprovada, tem a ver, é claro, com o instinto natural dos bichanos.

Os gatos selvagens costumam levar a sobra da caça de volta para suas tocas, para escondê-la dos outros predadores (e não afastar outras presas com o cheiro). A toca é um lugar seguro, onde eles podem deixar a comida guardada para depois sem que ninguém roube.

Isso sugere que quando os gatos domésticos colocam o brinquedinho perto da água ou comida, estão querendo guardar a “caça” para depois. Como eles não têm uma toca propriamente dita, o lugar mais seguro para eles é onde já está guardada a comida e a água: nas vasilhas que nós colocamos. Por esse motivo, o brinquedinho ensopado ou cheirando a ração é sempre o que ele estava brincando antes, ou o preferido, porque o gato caçou e depois guardou a caça, nada mais natural do que isso… pelo menos na cabeça deles.


Foto: Lisa Jasra

Um comentário: