Essas fotos mostrando animais vítimas do nosso lixo vai fazer você abandonar o plástico como um mau hábito

    Foto: jsonline / Reddit



O plástico se tornou parte tão grande da vida cotidiana que você provavelmente nem sequer nota o quanto dele você usa todos os dias. Vivemos em uma sociedade onde praticamente tudo é descartável e, vamos ser honestos, a conveniência de todos esses produtos plásticos é realmente agradável. Mas, apesar do quão fácil seja usar um copo plástico e jogá-lo no lixo (em vez de ter de lavar um reutilizável), os desperdícios criados por tais copos não desaparecem simplesmente.

Como nós realmente nunca vemos todos os resíduos de plástico que geramos, a maioria das pessoas não entende que sujeira enorme estamos fazendo no planeta. Só nos EUA, 2,5 milhões de garrafas plásticas são jogadas fora a cada hora. Mas com o que todos esses resíduos plásticos realmente se parecem? E para onde eles vão? Dada a enorme quantidade de plástico que jogamos fora todos os dias, é de se pensar que já estaríamos nos afogando nele!

Então se você já se perguntou para onde todo esse plástico vai e por que essa é uma questão tão importante, confira essas fotos para ter uma ideia.


Estima-se que existam 46 mil peças de plástico flutuando em cada milha quadrada do oceano.

      Foto: imgur


O lixo plástico tem o talento de aparecer longe de onde ele veio.

      Foto: BeCause Water


Pode levar centenas de anos para o plástico se deteriorar e, quando ele o faz, libera produtos químicos tóxicos.

      Foto: BeCause Water


Ele também causa bastante estrago antes de se decompor.

    Foto: blogspot


Para uma tartaruga marinha, sacos plásticos podem se parecer com águas-vivas.

      Foto: Whale Official


O que é conveniente para nós, nem sempre é conveniente para os outros animais com quem compartilhamos o planeta.

      Foto: Health Science Degree


Se você já provou um saco plástico, já sabe que não é a refeição ideal.

      Foto: jsonline / Reddit


O lixo plástico de um homem definitivamente não é o tesouro de outro animal.



Quando os animais comem plástico, podem ter seus intestinos danificados.

                        Foto: Advocacy for Animals


Cerca de 80% dos detritos marinhos vêm da terra.

    Foto: imgur


Mundialmente, cerca de 240 mil sacos plásticos são usados ​​a cada segundo!



Dada a disponibilidade de alternativas reutilizáveis, cabe a nós lembrar quem realmente sofre quando usamos plástico.

      Foto: Jakarta Post


Nós compartilhamos este planeta, então vamos começar a agir de acordo com isso!





NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Faça sua parte para preservar o planeta e os animais! Além de evitar usar plástico, trocando descartáveis por reutilizáveis (um ato bem simples é não usar copos de plástico no ambiente de trabalho e trocá-los por uma caneca!), você pode contribuir bastante se separar seu lixo e dar a ele o descarte correto, e não somente para o plástico. A coleta gratuita de lixo seletivo é obrigação do município e direito do cidadão. Gostaríamos de colocar aqui quais são as prefeituras que realizam esse serviço, mas, em vez de checarmos as mais de cinco mil cidades brasileiras, deixamos essa tarefa para você: verificar na prefeitura da sua cidade sobre os locais de descarte de recicláveis (plástico, vidro, papel, metais), eletrônicos (pilhas, baterias, celulares), medicamentos e óleo de cozinha. Caso esse serviço não esteja disponível, cobre de seu prefeito, pois, repetimos, isso é obrigação do poder público.

Para você ter mais opções de locais, caso a prefeitura de sua cidade seja consciente e também ofereça o serviço, ou para você ter onde descartar seu lixo, caso em sua cidade AINDA não tenha o serviço após você cobrar sua prefeitura para implantá-lo, listamos a seguir algumas ONGs e empresas em diversos estados do Brasil que fazem a coleta gratuitamente (cheque nos sites das empresas em quais cidades e unidades). Se você conhecer outras, pode colocar nos comentários desta postagem!

Recicláveis

- Hipermercado Extra (Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe)

Eletrônicos

Coopermiti (São Paulo)

Ecobraz (São Paulo)

- Leroy Merlin (Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo - também coleta lâmpadas)

Medicamentos

Descarte Consciente (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo)

- Drogaria Carrefour (São Paulo)

- Droga Raia (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo)

- Drogaria São Paulo (Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)

- Hipermercado Extra (São Paulo)

- Supermercado Pão de Açúcar (São Paulo)

Óleo de cozinha (transporte o óleo até o local dentro de uma garrafa pet ou outro recipiente fechado)

- Hipermercado Extra (Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe)

- Supermercado Pão de Açúcar (Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo)

..........................................................................................................................................


A associação sem fins lucrativos Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) traz uma lista de locais de coleta de recicláveis e lixo eletrônico em todo o Brasil. Já o E-Lixo Maps é uma ferramenta de busca de pontos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico, também em todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário