Animais e barulho dos fogos de artifício


Leia abaixo duas matérias que podem te ajudar a ajudar seu amigo peludo.


Saiba como proteger seu animal do barulho
dos fogos de artifício


A maioria dos animais fica muito assustada com o barulho da queima de fogos. Cães e gatos têm a audição muito sensível e detectam um som quatro vezes mais distante do que os humanos. Por conta disso, o pânico e o medo desorientam o animal, que tende a correr desesperado e sem destino, colocando sua vida em risco.

Para minimizar o problema, é importante que os tutores preparem os animais, ao longo da vida, para lidar com os mais diferentes estímulos. Porém é possível atenuar o medo daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de viver essas experiências positivas.

É recomendado criar um ambiente aconchegante e tranquilo para acomodar os animais nos momentos de maior barulho, principalmente durante uma queima de fogos. Manter janelas fechadas, arrumar um esconderijo (tipo cabana) com acolchoados para abafar os estímulos auditivos ou colocar uma música suave tocando num volume que ajude a diminuir o som externo deixará mais agradável o ambiente para o ouvido canino.

Também é importante retirar do ambiente móveis ou objetos que contenham partes com pontas ou de vidro e oferecer um petisco ou brinquedo para que o animal redirecione a atenção.

Quando o tutor consegue saber com antecedência sobre uma queima de fogos, é possível minimizar o sofrimento para o animal com uma longa caminhada horas antes do evento. A atividade é benéfica para enfrentar a situação e ajudará o bicho a ficar mais relaxado na hora dos fogos.

Além disso, o comportamento do tutor tem papel fundamental na forma como o animal vai encarar esse desafio. O tutor deve ter cuidado para não reforçar o medo, mas passar confiança e tranquilidade na hora de se comunicar com o animal de estimação, buscando agir sempre com naturalidade.



Truque do pano:
proteja o cachorro do barulho feito por fogos de artifício


Momento de festa para uns e de terror para outros. Quem tem animal de estimação sabe como é estressante para eles lidar com os barulhos feitos por explosivos como os fogos de artificio, situações que os expõem a altos níveis de ruídos - dá um aperto no coração vê-los em pânico.

Para amenizar o sofrimento do seu filho peludo, encontramos uma técnica muito simples chamada tellington touch.

O método se baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas. Sendo assim, ele consiste em atar seu cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade. Veja.


Amarre seu cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito), finalize dando um nó na região traseira, mas certifique-se que não esteja exatamente sobre a coluna.

Por que funciona?

O ato de "amarrar" seu cachorro reverbera em seu sistema nervoso, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão ativa seu sistema nervoso autônomo.

Conforme o corpo sente a pressão das faixas, sua psique e tronco entram em harmonia, fazendo com que o animal se sinta mais seguro e possa enfrentar momentos que lhe causavam medo e pavor.


De acordo com a bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal na Ethos AnimalHelena Truksa, a técnica funciona, mas não pode ser considerada como a salvação, pois há a questão do nível da fobia do cão, e isso varia de acordo com cada um.

Contudo ela complementa dizendo que "os cães se sentem mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com tal finalidade simulam essa sensação".

Quem criou?

Segundo uma publicação no site The Ann Arbor News, a técnica tellington touch foi desenvolvida por Linda Tellington-Jones, que inicialmente aplicava esse método em cavalos. No entanto, hoje o procedimento é utilizado no mundo todo para amenizar também as fobias e traumas em outros animais, como os cães.


Pela internet, é possível encontrar produtos específicos, como tecidos e camisetas caninas antiestresse. Mas "isso não quer dizer que o cachorro vá ficar tranquilo (…), apenas terá menos medo da situação", ressalta Helena.

E lembre-se: pegue leve na hora de apertar a faixa!



NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

O truque do pano funciona na maioria das vezes. Mas há animais que não gostam de ser "abraçados" na hora do medo. Cabe a cada tutor a decisão de tentar esse recurso, já conhecendo o temperamento de seu animal ou observando seu comportamento na hora dos fogos e como ele reage à colocação do pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário