Produtores de leite estão abandonando exploração animal para plantar amêndoas



As vendas de laticínios na Califórnia (EUA) têm diminuído tanto que os produtores estão abandonando a exploração de vacas leiteiras e trocando-as pelo leite vegetal. Os consumidores têm consumido cada vez menos leite animal e os números não mentem. Em 2015, as vendas de leite de amêndoas nos EUA subiram 4,2% em uma indústria que lucra US$ 1 bilhão.

Por outro lado, o consumo de leite de vaca no país apresentou um constante declínio nas últimas décadas. Hoje, os norte-americanos consomem 37% menos laticínios do que em 1970 e, em 2015, o consumo de leite animal com baixo teor de gordura caiu em 13%. De acordo com um artigo no Idaho Statesman, “o verdadeiro golpe para a indústria de laticínios é a substituição generalizada de vacas por amendoeiras”.

Essa é uma grande vitória. Durante décadas, a indústria de laticínios conquistou inúmeras pessoas - em grande parte por causa de falsas alegações de que produtos lácteos são a melhor maneira de obter cálcio para “ter ossos fortes”. Os supostos benefícios do leite e do queijo aumentaram o número de consumidores que, agora, estão começando a se conscientizar sobre a terrível realidade dessa indústria, os malefícios que alimentos derivados de animais geram à saúde e seus impactos ambientais.

Com essa mudança no mercado, várias empresas produtoras de leite de amêndoas e outros leites vegetais estão ganhando espaço. Parece que o que está acontecendo na Califórnia (um dos maiores estados produtores de lácteos dos EUA) é uma resposta clara a esses novos hábitos de consumo.

O número de amendoeiras do estado quase dobrou na última década. O fazendeiro Richard Wagner planeja expandir a área de suas amendoeiras em 300 acres no próximo ano.

Em entrevista ao Idaho Statesman, Wagner – que assumiu a fazenda de gado leiteiro de seu pai – explicou: “O mercado vegetal tem sido muito bom e os produtores de laticínios têm que tomar uma decisão”.

Seguindo essa tendência, a Olam Farming Inc., parte do Singapore Olam International, adquiriu recentemente uma área de 1.550 acres usada para produção de laticínios com planos de transformá-la em uma plantação de amendoeiras.

Essa mudança no uso de terras poderá ocorrer em maior escala no futuro próximo. De acordo com o vice-presidente do Rabobank International, Vernon Crowder, “a pressão sobre os produtores de laticínios na Califórnia para venderem suas terras aos produtores de oleaginosas irá continuar durante os próximos cinco anos”.

Além disso, a transformação de explorações leiteiras em amendoeiras pode ajudar a região atingida pela seca a poupar água, informou o One Green Planet. Estima-se que sejam necessários cerca de 30 litros de água para produzir um copo de leite de vaca e 23 litros de água para o leite de amêndoas.

Embora existam argumentos que criticam o uso intensivo de água para cultura de amêndoas, essa é uma escolha melhor em comparação ao leite animal. As amendoeiras também não liberam emissões de metano e não causam grande poluição da água e do ar como a produção leiteira.

A indústria de laticínios ainda está tentando se manter com campanhas realizadas com a participação de celebridades e atletas como a Life Milk, mas quando consideramos a quantidade de produtos livres de crueldade e inovadores disponíveis no mercado, isso parece quase irreversível.




Leia também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário