Parada do Orgulho Vegano traz visibilidade aos direitos animais em Toronto

  Reprodução/Toronto Ist



Uma multidão se reuniu no sábado passado, 25/6/2016, durante a Toronto Veggie Parade (Parada do Orgulho Vegano), no Canadá, para conscientizar o público local sobre o movimento.

“À medida que avançamos, vimos restaurantes em todos os lugares com publicidades que incentivavam o consumo de carne, sentimos que isso está em todos os lugares”, disse a organizadora da Parada, Jenny McQueen. “Estamos mandando uma mensagem de que o veganismo está chegando”, completou ela, de acordo com informações do Toronto Ist.


A Toronto Veggie Parade ocorre anualmente e foi fundada em 2009 pela ativista pelos direitos animais Holly Larson. Cerca de 4% dos canadenses são veganos ou vegetarianos.

O desfile foi a primeira incursão no ativismo dos estudantes Sarah Laffin e Dylan Micallef, que alegam ter aguardado uma hora na fila de um churrasco promovido pela própria escola para descobrirem que não havia nenhuma opção vegana para eles.

“Mais e mais jovens estão se tornando veganos. A geração mais velha cresceu achando que comer carne é normal, mas os jovens estão começando a perceber que não é”, disse Sarah.

Mas a marcha não aborda o veganismo apenas como uma preferência pessoal - muitos frequentadores explicam que o veganismo é inerentemente político.

“É importante que as pessoas saibam que há uma relação entre a alimentação e as alterações climáticas”, explicou Ray Kowalchuk, da organização Climate Vegan (Clima Vegano), cujo objetivo, em curto prazo, é incentivar ativistas a pensarem nas questões ambientais e fazer com que defensores do meio ambiente se tornem veganos também.

Um relatório da Organização da Agricultura e Alimentação da ONU de 2006 já afirmava que a agricultura animal era responsável por 18% das emissões de gases de efeito estufa liberados na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário