Dicas para acabar com os puns do seu cão

Excesso de gases pode ser indício de problemas intestinais, alimentação desequilibrada ou mesmo falta de exercício 

A produção de gases nos animais é normal, mas se for em excesso pode estar diretamente relacionada à ansiedade na alimentação ou a má digestão. Em muitos casos, a mudança na dieta do animal e até mesmo quando o animal comeu algo novo pode gerar flatulências em excesso. 


Há momentos que a flatulência pode ser engraçada, porém é importante observar a frequência e se a dieta do cão não está causando fermentação excessiva no cólon e consequente formação de gases. Saber diagnosticar aqueles puns incômodos é o primeiro passo para ajudar o animal que pode estar sofrendo.

As principais causas são:

  • A doença inflamatória intestinal
  • Excesso de bactérias no intestino delgado
  • Tumores
  • Síndrome do intestino irritável
  • Parasitas intestinais
  • Enterite
  • Insuficiência pancreática exócrina
O excesso de carboidratos, lactoses e condimentos podem causar flatulências também. Existem animais que comem muito rápido aumentando também a ingestão do ar. Conhecido como aerofagia, o animal engole a comida tão rapidamente que tende a engolir ar também.

A falta de exercícios também pode contribuir para o aumento de flatulências. Passear com o animal ao menos uma vez por dia, cerca de 30 minutos contribuirá para uma vida mais saudável e evita os puns indesejáveis. Se for após as refeições, melhor ainda.

Outro fator que pode contribuir para o excesso de flatulências é a altura em que está o comedouro e bebedouro do animal. Dependendo da altura, o cão tem que se curvar e fazer esforços para chegar até o alimento, movimentos que exigem mais do animal, assim ele tende a engolir mais ar. Este problema é mais comum em cães de grande porte.

Para ajudar o animal, o primeiro passo é educá-lo e ensiná-lo a comer calmamente, assim ele não engolirá tanto ar e não ficará ofegante com tanta frequência. Persistindo as flatulências, leve o animal a um veterinário e peça para realizar exames de fezes para descartar a presença de parasitas e bactérias. E dependendo do resultado dos exames, o médico veterinário indicará um tratamento adequado com vermífugos e antibióticos.

Petmag

Nenhum comentário:

Postar um comentário