O que seu gato realmente quer?



Conhecer as manias e saber lidar com o comportamento dos bichanos facilita a comunicação entre donos e animais 


Gatos são animais dóceis e carinhosos e que necessitam constantemente de atenção e carinho. Para eles, a presença do dono é motivo de festa e também um momento de demonstrar o afeto de um modo um tanto curioso. As manias e preferências deles têm ditado o ritmo de muitos donos que tentam se adaptar a esta rotina, mas impor limites e restrições também ajudará a manter o ambiente agradável e perfeito para os felinos e seus donos.

No banheiro não pode

Seguir o dono por todos os cantos da casa é uma tarefa simples e muito corriqueira, inclusive quando o cômodo da casa é o banheiro. Pode parecer engraçado, mas esta mania de seguir o dono deve terminar na porta do banheiro. Muitas pessoas não sabem, mas o ambiente úmido do banheiro não faz bem para a pelagem dos gatos, isso porque podem aparecer fungos devido ao vapor do ambiente. Vale lembrar que a tampa do vaso sanitário deve sempre ficar fechada, evitando que o gato tente beber a água do vaso e inale o cheiro de desinfetantes.

A caixinha de areia


A caixinha de areia também é um item muito importante na hora de agradar os felinos. Eles têm grande apreço por este item, principalmente quando tem areia limpa e a primeira reação deles será usar a caixa higiênica da maneira mais prazerosa possível: fazer as necessidades, espalhar a areia para fora da caixa, cobrir as necessidades e espalhar areia novamente.

O ideal é colocar sempre 5cm de altura de areia higiênica na caixa. Depois que o pet usar, retirar as sujeirinhas com uma pá e jogar no lixo. Após duas ou três semanas, trocar totalmente a areia da caixa e presenciar a felicidade dos gatos em “estrear” a areia com todo o ritual que você já deve ter acostumado. Outro detalhe, mantenha a caixinha longe do comedouro e bebedouro, além de não ser nada higiênico, os gatos não gostam.


Amassar pão

Esse comportamento felino, chamado de “amassar pão”, e uma espécie de massagem que os gatos fazem com as patas. Quando eles encontram alguma superfície macia, eles massageiam para deixar seu odor demonstrando que aquele é o seu território. Além disso, eles sentem muito prazer “amassando o pão”, então não ache estranho se eles fizerem isso enquanto você está assistindo a um filme no sofá da sala com um cobertor bem quentinho nos pés, dê carinho e demonstre seu amor por eles. Outra explicação para esse movimento é uma ato afetivo que vem da infância, momento em que eles faziam isso para estimular o leite da mãe.


Dê atenção sempre
Quando você estiver muito ocupado e o seu parceiro estiver a toa na sala, não se preocupe, seu gatinho irá fazer companhia e você deve retribuir. Para ter sua atenção ele vai subir na mesa, deitar em cima das contas do mês e também arriscar algum texto de e-mail no teclado. Se você estiver lendo, ele vai aparecer no seu colo e deitar entre você e o livro. Pare e pense que eles são os únicos a pedir carinho atrapalhando tudo, mas de uma maneira que só eles sabem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário