Gatos: falta de disciplina pode ser sinal de areia suja



Caixa de areia sempre limpa previne problemas de saúde e evita xixi e cocô fora de lugar 

Uma das vantagens de possui um felino como animal de estimação é o fato de estes animais serem extremamente higiênicos, tendo bons hábitos com relação à delimitação de espaço para eliminar excrementos. 


Porém um gato que não percebe uma organização e higiene sobre o espaço que lhe é dado para urinar e defecar pode sofrer tanto de males no sistema digestivo e excretor – como prisão de ventre e problemas na uretra ou nos rins; quanto desenvolver o costume de aliviar-se em locais inapropriados.

Para evitar os possíveis problemas de ordem física e psicológica que a má infraestrutura da caixa de areia pode causar o dono do felino não precisa de muito esforço. Confira a baixo alguns procedimentos simples que devem ser seguidos fielmente em nome do bem-estar do animal:

Ofereça no mínimo duas caixas de areia para cada gato

Esta medida é importante, pois os gatos não gostam de usar uma caixa que ele considere suja, portanto a existência de mais de uma caixa de areia faz com que o animal não segure suas necessidades.

Higienize corretamente

Toda caixa de areia precisa ser limpa diariamente. Além da frequente troca de areia o dono do gato deve observar a intensidade do odor dos excrementos na caixa e lavá-la uma vez por semana. Outro fator que se deve estar atento é sobre aroma dos produtos de higienização, como desinfetantes, que podem fazer com que o gato perca o interesse pela caixa de areia.

Escolha um bom local

As caixas higiênicas nunca devem ficar perto dos lugares onde o gato se alimenta, dorme ou bebe água, pois o animal pode sentir nojo e não se comportar normalmente com relação ao sono ou alimentação.

Além disso, o local escolhido para a caixa de areia não pode ter grande circulação de pessoas, pois ele pode se sentir intimidado e evitar fazer suas necessidades.

Dispor as caixas em lugares opostos, com uma base de apoio firme, e que possam ser vistas simultaneamente e acessadas de diferentes maneiras é o ideal.

Adeque a caixa às preferências de seu gato

felino pode preferir uma caixa com relação à outra, por causa de fatores como posicionamento e quantidade ou tipo de areia. Por isso, se perceber que seu gato usa mais uma caixa do que a outra avalie quais podem ser os fatores que levam a essa predileção e adeque a caixa menos usada ao critério da caixa que ele gosta mais, dando assim conforto ao bichano.


PETMAG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário