Cachorros entendem o ponto de vista humano, segundo pesquisadores

A pesquisadora Dra. Juliane Kaminski e seu cachorro

Estudos mostram que os cães possuem um alto grau de empatia com o ser humano - muito mais do que já se imaginava


De acordo com estudos recentes, publicados na revista científica Animal Cognition, os cachorros domésticos – independente da raça ou sexo – são capazes de entender as situações sob a perspectiva humana.
Um teste foi aplicado em 84 cães (42 fêmeas e 42 machos) com a seguinte situação: os cães eram proibidos por seus donos de se alimentarem com a comida presente no local, uma vez com o ambiente iluminado e outra vez com o ambiente totalmente escuro. Com isso, os pesquisadores descobriram que os cães eram quatro vezes mais propensos a “roubar” o alimento no ambiente escuro, do que em um ambiente bem iluminado. Além disso, no ambiente escuro os cães pegavam muito mais comida e com muito mais rapidez para não serem descobertos.
O teste sugere que os cães levam em consideração que seus donos não podem vê-los no escuro e, sendo assim, podem aproveitar da situação para conseguir o que querem sem chamar a atenção.
O objetivo do estudo foi analisar se os cães poderiam adaptar sua capacidade de interagir em resposta às novas circunstâncias de seus donos, como o caso dos cães-guia para os cegos e oscães farejadores em situações de busca.
O estudo entitulado “Os cães roubam no escuro” foi conduzido pela Dra. Juliane Kaminski, do Departamento de Psicologia da Universidade Portsmouth, na Inglaterra.

Um comentário:

  1. Que é mais fácil roubar comida quando nós não vemos até eu sabia ;D

    ResponderExcluir