Fogos de artifício: bonito para os olhos, mas um perigo para todos



Sobre fogos de artifício - visão geral e como afeta o meio ambiente, fauna, flora, animais domésticos e humanos

A soltura de fogos de artifício é uma tradição milenar iniciada na China há aproximadamente dois mil anos. Ao longo dos séculos, as culturas ocidentais também adotaram os fogos como forma de celebração de datas especiais, finais de ano, campeonatos de futebol, shows etc. Nosso país promove a maior queima de fogos de Réveillon do mundo em Copacabana e hoje o Brasil é o segundo maior produtor mundial de fogos de artifício, perdendo apenas para a China.

Mas como será que esse espetáculo pirotécnico interfere no meio ambiente, nas pessoas e nos animais?

Os fogos de artifício provocam uma grande variedade de poluição tóxica quando caem sobre as localidades onde são soltos, muitas vezes violando normas federais, além de serem tóxicos para os seres humanos devido à exposição química a que somos submetidos. Eles produzem fumaça e poeira que contêm vários metais pesados, compostos de enxofre, carvão e outros produtos químicos nocivos. O bário, por exemplo, é usado para produzir cores verdes brilhantes, apesar de ser venenoso e radioativo. O foguete libera estrôncio, uma perigosa substância tóxica. Os fogos podem causar uma série de doenças respiratórias e outros problemas de saúde, pois utilizam substâncias químicas que geram suas cores e aumentam seu poder explosivo.

Fogos de artifício também contribuem para a poluição ambiental. Milhares de partículas de dióxido de carbono (CO2) são espalhadas pelo ar, assim aumentando as emissões nocivas para a atmosfera.

Os produtos químicos e metais pesados usados em fogos de artifício também têm seu preço sobre o ambiente, por vezes contribuindo para a contaminação da água para o abastecimento e até mesmo ocasionando chuva ácida. Poluem cursos d'água e o solo. Seu uso provoca um grande depósito de lixo físico no solo e nos rios a quilômetros de distância. Sua queda também pode provocar incêndios.

Os fogos são responsáveis por uma forte poluição sonora (podendo chegar a 120 decibéis - limiar da dor). Pessoas e animais (domésticos e silvestres) são afetados por isso. Indivíduos cardíacos, convalescentes ou com algum problema de saúde, idosos, deficientes mentais e físicos estão entre os mais prejudicados pela soltura de fogos, até mesmo por um único rojão ou bombinha. Além disso, uma em cada 10 pessoas que mexe com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. Além de provocar queimaduras, quando explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez. Problemas psicológicos já foram relatados. E muitas mortes já foram causadas pela soltura de fogos. Também devemos considerar o número de acidentes com depósitos (clandestinos ou não).

Acidentes dos mais variados tipos são causados por fogos de artifício, principalmente com cães. Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os animais, cuja audição é muito mais acurada que a humana. Devido à ocorrência dos fogos de artifício, os cães latem em desespero e podem sofrer mutilações no desespero de fugir atravessando grades e portões. Gatos têm taquicardia, salivação, tremores e se escondem em locais minúsculos; alguns fogem para nunca mais serem encontrados. Muitos animais podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem levar à morte. Muitos ferimentos em cães são causados quando são atingidos ou quando abocanham o rojão achando que é algum brinquedo. Há animais que, pelo trauma, mudam para sempre de temperamento, tornando-se muito medrosos ou agressivos. Natal, ano-novo, Copa do Mundo, finais de campeonatos de futebol são ocasiões em que mais animais se perdem de seus tutores.

Mas as vítimas não são apenas os animais domesticados. Os animais silvestres e selvagens, que vivem soltos na natureza, também sofrem, em silêncio, já que quase ninguém percebe ou vê a ação nociva que um rojão pode causar numa localidade de mata. Não devemos nos esquecer dos pássaros, macacos, quatis, gatos-do-mato, gambás, lagartos, morcegos, insetos etc. - são muitas as espécies prejudicadas. Tanto o clarão quanto a explosão dos fogos e bombas matam esses bichos do coração ou por estresse. Ao tentar fugir, ficam desorientados e, principalmente as aves, batem em obstáculos. Em pesquisa, já foi comprovado que um sabiá leva três dias para voltar a cantar após um espetáculo pirotécnico. Aves e outros animais mudam seus comportamentos, alteram suas rotinas, muitas vezes provocando sua migração e até a alteração de seu ciclo reprodutor. E o pior, levando-os à morte. 

Outro ponto crítico e que deve ser citado é que o material utilizado para fazer os fogos é dificilmente reciclável. As substâncias tóxicas dificultam o processo, pois seu manuseio pode ser danoso à saúde. Potássio, cobre e bário, usados em muitos tipos de fogos de artifício, causam a poluição do ar quando liberados, mas ainda existe o risco de partes não acionadas do explosivo virem a explodir durante a reciclagem. Por isso, as empresas recicladoras não recebem fogos de artifício. É mais um poluente para o meio ambiente .

Então qual seria uma opção para não soltar fogos? Já existem substitutos à altura, alguns muito melhores. Shows com águas dançantes luminosas acompanhando o ritmo da música, luzes de laser projetando imagens nos céus ou em edifícios, balões coloridos e biodegradáveis soltos aos milhares e muito mais. Ou então, por que não simplesmente pular e cantar de alegria? Gritar comemorando o gol do seu time? Para que estourar fogos e causar tanto barulho e poluição?

Em alguns países da Europa e em algumas cidades nos EUA, só é permitido soltar fogos em áreas e datas previamente estabelecidas para não prejudicar a natureza e assustar pessoas e animais domésticos.

O Brasil pode e deve ser o pioneiro de uma civilização ecologicamente sustentável, dispensando totalmente esse tipo de comemoração que envolve os fogos de artifício, tão perigosa para a natureza, animais e nós, humanos. Em nome de uma comemoração, de um evento, de um show, o ser humano prejudica a natureza. Vamos dar nosso bom exemplo enquanto é tempo e mostrar a todos como a soltura de fogos de artifício é prejudicial! 

Os fogos de artifícios e rojões prejudicam todos os tipos de animais e a natureza em geral, mutila e mata pessoas, causa problemas psicológicos, poluição e incêndios! Queremos sua extinção!!!!

Assine e divulgue nossa petição pública Abaixo Fogos de Artifício e Assemelhados!

No Facebook, curta a página Eu Odeio Fogos e Rojões e participe do grupo Abaixo Fogos de Artifício!

Divulgue nossa causa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário