Dê presentes no Natal, não animais!


Bicho não é brinquedo, passível de ser trocado ou devolvido. Portanto, não se deixe levar pelos insistentes apelos de seu filho para comprar um pet; esse é o pior momento para introduzi-lo na família

É preciso comprometimento e responsabilidade para acolher um pet - Flickr/CC – Tyler Meyer 
É preciso comprometimento e responsabilidade para acolher um pet
Crédito: Flickr/CC – Tyler Meyer
Ah, as festas natalinas... Luzes por toda cidade, casas e prédios decorados, confraternizações... E muitos animais abandonados. De acordo com a ONG Arca Brasil, o abandono de cães e gatos aumenta 70% no período de férias, fruto, muitas vezes, da irresponsabilidade de donos, que compram ou adotam por impulso, e depois se arrependem.

Embora pareça óbvio, é preciso sempre reiterar que um animal é uma vida; depende de cuidados, atenção, além de ser dispendioso. Por isso, se você quer ter um bichinho, deve primeiro levar em conta de que ele vai comprometer parte de seu orçamento, – mesmo que seja adotado – de seu tempo e, claro, seu afeto.

As comemorações de fim de ano são a pior época para acolher um filhote em casa. Por quê? Porque os responsáveis não vão dispor de tempo suficiente para dar a atenção necessária ao bichinho, e este ficará assustado e estressado em meio a luzes de flash, fogos de artifício, telefones que não param de tocar, gritos de crianças etc. Se isso já afeta os pets adultos, imagine o trauma que causa em gatinhos e cãezinhos de dois ou três meses de vida.
Além de todo tumulto a que o animal estará sujeito, há outro ponto importante que deve ser considerado: se você der um animal a seu filho como um presente, irá transmitir-lhe valores errados. Em vez de ensinar-lhe responsabilidade, companheirismo, amor e respeito pelos animais, você passará a ideia de que bichos são coisas e, como tal, podem ser descartadas a qualquer momento. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Se seu filho ou outro parente próximo realmente quiser um pet, uma boa dica é comprar um livro ou um vídeo sobre como cuidar do animal, quais são suas características físicas, comportamentais etc. Assim, a família já fica preparada para receber o novo membro.

Lembre-se: cães e gatos, pets mais populares, vivem aproximadamente 15 anos. Portanto, pense muito bem antes assumir essa responsabilidade.

Fonte: Pet Mag

Nenhum comentário:

Postar um comentário