Providenciar um local tranquilo e seguro é um dos deveres de quem cuida de um bichano
Crédito: Flickr/ CC – cheetah 100
Os bichanos têm uma série de necessidades que vão além da alimentação e água fresca. Aproveite para colocar todas as dicas a seguir em prática!
Tempo
Dedique tempo aos bichanos. Eles adoram ser mimados e acariciados. Alguns minutos de brincadeiras pela manhã e depois que chegar do trabalho fazem muita diferença na rotina do pet.
Estética
Pode parecer estranho, mas os bichanos de pelo longo e farto devem ser tosados durante o verão. Escovadas diárias também são bem-vindas a todos os felinos, sem falar nos banhos. Tudo isso evitará que o animal acabe engolindo os pelos e ainda o manterá sempre limpinho e fresquinho!
Alimentação
Utilize uma ração de qualidade para o bichano, preferencialmente respeitando sua raça, tipo de pelo e idade. Não ofereça petiscos com frequência para evitar um quadro de obesidade e mantenha seu potinho de água sempre limpo e com água fresca.
Descanso
Providencie um local calmo e tranquilo para o bichano dormir. Mantenha-o preferencialmente dentro de casa para evitar que ele se perca, seja atropelado ou roubado. Donos que vivem em apartamentos devem reforçar os cuidados colocando telas em todas as janelas.
Alerta
Preste atenção no comportamento do bichano, pois qualquer mudança em sua rotina pode significar algum problema de saúde. Repare se ele está comendo toda a comida, se ele está bebendo água, se o seu pelo está sedoso e macio ou ganhou uma coloração opaca. Veja se o comportamento dele se alterou ou se apresenta alguma coceira ou ferida.
Veterinário
Visite o veterinário para realizar check-ups anuais no bichano e também para reforçar a vacinação. Não esqueça de relatar ao médico qualquer alteração no organismo do animal ou em seus hábitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário