Estudos comprovam que quem convive com animais é mais saudável


Aparecida Eva Asseda Bravo, de 55 anos, desde criança sempre foi uma apaixonada por cachorros e, até hoje, quando se depara com algum maltratado, faz questão de alimentar e medicar. Ela é tutora de seis cachorros em casa e garante que só não ‘pega mais’ porque não tem onde acomodá-los. Para Aparecida, os animais são mais do que simples animais domésticos, são também companheiros incondicionais.
“O cão sente quando estamos com algum problema e nós também sentimos quando eles precisam de ajuda. Cães fazem muito bem para mim, pois não têm maldade no coração. Eles me fazem companhia e são decisivos para que eu me sinta sempre melhor”, revela ela.
E as pesquisas apontam que a prensença dos animais nas vidas das pessoas realmente traz benefícios. O American Journal of Cardiology, dos Estados Unidos, comprovou através de um recente estudo que aqueles que convivem com animais têm um grande parceiro no controle do estresse, na diminuição da pressão arterial e possuem menos risco de problemas cardiovasculares.
Contudo, se para a população de um modo geral, a presença de um animal é capaz de garantir mais saúde e qualidade de vida, para os idosos os resultados positivos são ainda mais significativos.
Um dos principais benefícios é que a convivência com os animais evita o isolamento do idoso, que ao levar seu animal para passear entra em contato com outras pessoas, ao passo em que tem sua parte física e motora significativamente estimulada.
Com informações de O Diário
20/06/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário