A importância da liderança



No Período da Adolescência até a Maturidade (de 1 a 4 anos) os cães começam a testar os outros membros da matilha para saber quem é o líder. Quando a matilha é formada pelo cão e seu donos, ele irá testar, na maioria das vezes, por meio de brincadeiras. Por isso é importante mostrá-lo, carinhosamente, quem é que manda.

Qualquer tipo de atividade violenta, mesmo que lúdica (como, por exemplo, brincar de cabo-de-guerra ou deixar que o filhote lhe dê mordidelas), é desaconselhável. Ensine os comandos básicos de obediência (Senta, Deita, Fica e Vem) e exija-os em troca de comida, atenção ou qualquer outra recompensa. Esse processo ajuda a estabelecer uma hierarquia correta.

Na tentativa de tomar a liderança, alguns cães podem mostrar sinais de agressividade. Mas não se assuste, pois é um comportamento normal, embora deva ser cuidadosamente inibido. Se sentir que o seu cão o está dominando e que você não consegue reverter a situação, procure imediatamente um profissional competente e peça-lhe ajuda.

Ser líder não envolve apenas dominância, mas também responsabilidade. No nosso mundo (o dos cães), o líder da matilha é responsável pela sobrevivência dos membros do grupo. Graças às suas habilidades, o líder conduz os seguidores até a comida e a água. Ele decide quando caçar; decide quem come, quanto e quando; decide quando descansar, quando dormir e quando brincar. O líder impõe respeito através de sinais e atitudes e estabelece inúmeras regras e disciplinas que são impostas por ele ao grupo. Por milênios agimos assim e essa estratégia só tem obtido sucesso. A vida fica mais fácil e menos estressante para nós quando seguimos as regras, os limites e as restrições que o líder da matilha nos impõe.

Para nós (os cães), a hierarquia é obrigatória e, portanto, só existem dois papéis num relacionamento: o de líder e o de seguidor. Dominante e submisso. Ou é branco ou é preto – não existe meio termo no mundo canino. Quando um cão vive com um ser humano, para que este seja capaz de controlar o comportamento do animal, deve se comprometer a assumir o papel de líder 100% do tempo.

A palavra dominância faz as pessoas pensarem em crueldade, mas é importante lembrar que, no reino animal, a palavra crueldade não existe. E a dominância não é um julgamento moral nem uma experiência emocional. É simplesmente um estado de ser, um comportamento tão natural quanto acasalar, se alimentar e brincar.

Submisso, também no nosso mundo canino, não é um julgamento ético. Não designa um ser humano ou animal fraco. Submisso não quer dizer vulnerável ou ineficiente. É simplesmente o estado de espírito de um seguidor.

Entre todas as espécies que vivem em grupo, deve haver certo grau de dominância e submissão para que a hierarquia dê certo.

Ao contrário do que muita gente pensa, o líder da matilha costuma ser o membro mais querido do grupo, recebido com carinho e alegria pelos outros membros quando volta de uma caçada ou de um passeio. Se você conseguir ser o líder do seu cão ele o respeitará mais e gostará mais de você.

Nós (cães) não levamos para o lado pessoal o fato de vocês (humanos) nos tirarem o papel de líder. Pelo contrário, a maioria de nós até se sente aliviada por saber que seu dono é o líder. Já que nos integraram ao mundo de vocês, existem muitas decisões diárias complicadas que precisam ser tomadas e para as quais a natureza não nos preparou.

Mas lembre-se: quando um cão percebe que o seu dono não está pronto para o desafio de liderar a matilha, ele entra em cena para tentar ocupar esse espaço. Faz parte da nossa natureza agir assim, para tentar manter a matilha funcional. Alguém tem que comandar o espetáculo!!

E não pode ser apenas 80% do tempo. Tem que ser 100%. Se você exerce apenas 80% da liderança, seu cão o seguirá em apenas 80% do tempo. E nos outros 20% ele comandará o espetáculo. Se você der ao seu cão a chance de ser líder, ele não vai desperdiçá-la.

A questão da liderança é importantíssima. Quanto mais respeito e mais carinho o seu cão sentir por você, mais fácil e prazeroso será o convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário